Vice-prefeita Isabel Swan participa da inauguração do Rio Museu Olímpico

A vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, participou neste domingo (03/08) da inauguração do Rio Museu Olímpico, no Velódromo – Parque Olímpico, que celebra os nove anos da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.  Na instalação inovadora, imersiva e moderna, o visitante pode, de maneira interativa, relembrar todos os detalhes da grande festa e da transformação da capital fluminense em um lugar melhor para os cariocas.

A vice-prefeita está no comando interino da prefeitura porque o prefeito Rodrigo Neves viajou para Assunção, no Paraguai, onde participa da Assembleia Geral da PanAm Sports, para defender a candidatura das duas cidades aos Jogos Pan-americanos 2031.

“Parabéns ao Rio por mais essa iniciativa significativa para a história e o legado do esporte brasileiro, que se soma a tantas outras que reforçam a vocação e competência para termos os Jogos Pan-americanos em 2031. E agora vamos juntos com Niterói, lado a lado, porque nossa cidade respira esporte e é um celeiro de grandes atletas de várias modalidades”, destacou Rodrigo Neves.

Com uma trajetória marcada pelo pioneirismo no esporte, Isabel Swan foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica na vela, em 2008, e também foi finalista em 2016 e ajudou a trazer a Olimpíada para o Rio, fazendo um discurso, em 2009, em Copenhague.

“Estou muito emocionada com essa inauguração  faz parte da história do Brasil. Eu, como atleta olímpica, também ajudei a construir um pouco dessa história, assim como todos os outros atletas que brilham e mostram a nossa força de sermos brasileiros. Realizar os Jogos Olímpicos em 2016 e depois ter esse museu interativo para as crianças se inspirarem. As boas referências do nosso país são muito importantes. Então, eu tenho certeza que esse museu vai fazer isso. É legado”, disse emocionada.

Isabel percorreu todo o espaço do museu, participou de alguns equipamentos interativos, tirou fotos e conversou com o público. Ela viu imagens da cerimônia de escolha do Rio como cidade sede em 2016 e da prova em que competiu na vela, além de assistir seu depoimento gravado especialmente para o acervo do museu. Sua mensagem também se destaca em uma das telas de TV: “A Rio 2016 vai inspirar uma geração, com incentivo à prática esportiva e à inclusão social” – Isabel Swan.

Rio Museu Olímpico

O Rio Museu Olímpico foi erguido no andar superior do Velódromo em uma área de cerca de 1.700 mil metros quadrados. Seu acervo possui mil peças e são 13 áreas temáticas com aproximadamente 80 experiências e atividades. O equipamento já nasce como membro da Rede de Museus Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional (COI).

“Aqui mostra que fizemos uma linda celebração que encantou o mundo no período do evento, e que nos abriu possibilidades muito além daquele momento dos Jogos. Todos os cariocas e visitantes que estiverem no Rio e quiserem lembrar os momentos mais emocionantes das competições, entender um pouco do como isso tudo foi feito, podem vir a este museu que vão sentir novamente toda essa emoção dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio”, festejou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Dentre as experiências oferecidas, o visitante vai poder interativamente “explodir” a perimetral, “se exercitar” como um verdadeiro ginasta nas argolas ou “praticar canoagem slalom”. Corrida de 100m, exercícios na trave, basquete e outros esportes também oferecerão uma experiência imersiva e tecnológica.

A história dos Jogos Rio 2016 será contada desde o início da candidatura, e toda transformação pela qual a cidade passou estará retratada de maneira informativa e dinâmica. A revitalização da Região do Porto e o novo sistema integrado de transporte com o BRT e o VLT são exemplos das mudanças registradas pelo museu.

O legado pós-Jogos 2016 também são mostrados: como a Arena Carioca 3 (local das competições de esgrima olímpica e judô paralímpico) transformada na primeira instalação olímpica a virar uma escola, a chamada “arquitetura nômade” com a desmontagem da Arena do Futuro (local das competições de handebol olímpico e goalbal paralímpico) para a construção de quatro escolas públicas. Além da criação do Terminal Intermodal Gentileza, e os parques Madureira, Rita Lee, Radical de Deodoro, e Oeste.

Somado às experiências imersivas, o visitante irá ter contato com várias relíquias dos Jogos Rio 2016, como a tocha, medalhas, moedas, ingressos, papelaria, uniformes da Cerimônia de Abertura e do revezamento da tocha. Outras atrações são a bola da final do vôlei masculino que deu a medalha de ouro ao Brasil e a faixa preta do quimono da judoca Rafaela Silva campeã olímpica no Rio.

Em agosto e setembro, o Rio Museu Olímpico funcionará no modelo soft opening, que significa uma abertura gradual, controlada para que todo o sistema seja testado e a experiência possa ser a melhor possível para o público. Estará aberto de terça-feira a sábado, das 10h às 14h, e neste período a entrada será gratuita.

Por dia, até 120 pessoas divididas em grupos de 30 poderão conhecer o Rio Museu Olímpico. As visitas devem ser agendadas, a partir de segunda-feira (04/08), pelo site: www.museuolimpico.rio.

Um espaço renovado

Para a instalação do Rio Museu Olímpico, o Velódromo passou por uma revitalização, com várias melhorias estruturais. Foram feitas intervenções na cobertura e na fachada, garantindo mais modernidade e conforto. Um dos destaques arquitetônicos do Rio Museu Olímpico é o percurso formado por anéis sequenciais e coloridos, chamados de “Cariocas”, que variam de 2,9 a 6,5 metros de diâmetro.

A infraestrutura do espaço também sofreu adequações. A acessibilidade foi reforçada com a construção de uma nova rampa e a instalação de um elevador exclusivo para visitantes. O projeto ainda incluiu a aquisição de duas novas máquinas de ar-condicionado, a readequação do sistema de automação de climatização e a instalação de novas câmeras de segurança. Elevadores, telhado e rampa de acesso foram restaurados, e o sistema de combate a incêndio e pânico foi modernizado para atender às normas técnicas vigentes.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support