
Niterói fortalece cooperação internacional com cidades do Uruguai que estarão na XXX Cúpula do Mercocidades
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu, nesta terça-feira (05), com os prefeitos de Paysandú, Nicolás Olivera, e de Montevidéu, Mario Bergara – que já foi Ministro da Economia e Presidente do Banco Central – reforçando o protagonismo de Niterói nas articulações entre governos locais da região.
Em encontro realizado no Palácio Municipal da Prefeitura de Montevidéu, Rodrigo Neves e Nicolás Olivera acertaram um acordo de cooperação entre a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) do Brasil — da qual Neves é vice-presidente de Relações Internacionais — e a Federação Nacional de Prefeitos do Uruguai, recentemente assumida por Olivera. O acordo estabelece a construção de uma agenda comum baseada na troca de experiências, desenvolvimento sustentável e fortalecimento de políticas públicas locais.
“A assinatura deste acordo com o prefeito Nicolás Olivera representa um passo importante na construção de uma agenda comum entre os municípios da América do Sul, baseada na cooperação, no desenvolvimento sustentável e na valorização das políticas públicas locais”, afirmou Rodrigo Neves.
Nas reuniões com os prefeitos uruguaios, Neves também formalizou o convite para que participem da 30ª Cúpula da Rede Mercocidades, que será realizada entre os dias 3 e 5 de dezembro, em Niterói. O evento reunirá representantes de cidades de toda a América Latina para debater soluções comuns para os desafios urbanos da região.
Durante os encontros, foram discutidos temas prioritários para os municípios, como segurança pública, gestão urbana, inovação, saneamento básico e cooperação técnica. O prefeito de Niterói também destacou os avanços da cidade nos últimos anos, como a liderança no ranking estadual e a terceira colocação no Brasil em saneamento, segundo dados do Instituto Trata Brasil.
A delegação de Niterói foi composta ainda pelo secretário Executivo Felipe Peixoto e pela subsecretária de Gestão de Projetos e Relações Internacionais, Katherine Azevedo, que participaram das agendas institucionais e trataram de possíveis parcerias futuras com as cidades uruguaias.
Foto: Divulgação