Niterói é uma das melhores cidades do país em gestão pública em ranking de competitividade

Niterói é destaque no Brasil e a primeira do Estado do Rio de Janeiro em gestão pública. O município é o único do estado a aparecer entre os 20 melhores do país no ranking de competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP). Este ano, a cidade subiu três posições e ocupa o 19º lugar em nível nacional, a melhor colocação desde quando a avaliação começou a ser feita, em 2011.  

O ranking do CLP é baseado em 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos, que avaliam itens como sustentabilidade fiscal, qualidade da saúde e educação, meio ambiente, infraestrutura, segurança e dinamismo econômico. A cidade do Rio de Janeiro caiu 22 posições e está no 60º lugar. Niterói é a melhor do país nas áreas de transparência municipal, cobertura do abastecimento de água, coleta de resíduos domésticos, destinação do lixo, combate ao desmatamento ilegal e redução da velocidade do desmatamento ilegal.

O prefeito Rodrigo Neves ressaltou os fatores que levaram o município ao bom desempenho no ranking.

“Niterói é a única cidade do Estado do Rio de Janeiro entre as melhores do Brasil e isso se deve à qualidade da gestão fiscal, aos serviços de saneamento, aos programas de inovação e digitalização do serviço público, e à gestão de resíduos sólidos. É mais um ranking em que Niterói é reconhecida nacionalmente como modelo de gestão e qualidade de vida”, comemorou ele.

Segundo o levantamento do CLP, em relação aos outros municípios do Rio de Janeiro, Niterói lidera em três áreas: sustentabilidade fiscal, saneamento e capital humano. Já em acesso à saúde, inovação e dinamismo econômico e qualidade em saúde, a cidade aparece em segundo lugar. No ranking nacional, a cidade está no sétimo lugar em crescimento do PIB per capita.

Outros bons resultados – Em julho, o Instituto Trata Brasil divulgou a lista nacional de localidades com o melhor atendimento e tratamento de água e esgoto. Niterói subiu quatro posições e ocupa o terceiro lugar, sendo a primeira colocada no Estado do Rio de Janeiro e a única que aparece entre as dez melhores do país.

Niterói possui 100% da população atendida pelo serviço de abastecimento de água, 95,6% de cobertura no atendimento de esgoto e 100% de tratamento do esgoto coletado. Entre 2019 e 2023, a cidade recebeu cerca de R$ 197 milhões em investimentos em melhorias no setor.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support