Setembro Inclusivo nas Plataformas Urbanas Digitais de Niterói une tecnologia, educação e cultura

Evento gratuito de 23 a 26 de setembro promove reflexão, capacitação e visibilidade aos direitos das pessoas com deficiência

 De 23 a 26 de setembro, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), promove o Setembro Inclusivo nas Plataformas Urbanas Digitais (PUDs). A programação especial integra as campanhas Setembro Verde, de luta pelos direitos das pessoas com deficiência, e Setembro Azul, que dá visibilidade à comunidade surda, unindo tecnologia, educação e cultura em prol da inclusão.

O evento visa sensibilizar a sociedade e valorizar os direitos de um público que, segundo o Censo 2022, soma 17,3 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. A iniciativa reforça a importância da igualdade de oportunidades, do acesso à informação e de serviços públicos acessíveis, amparados pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e por demais legislações que garantem acessibilidade física e digital.

“O Setembro Inclusivo nas Plataformas Urbanas Digitais reforça o compromisso de Niterói com uma cidade mais justa e acessível. É uma oportunidade de unir tecnologia, educação e cultura para dar voz e visibilidade às pessoas com deficiência, promovendo igualdade de oportunidades e fortalecendo a participação de todos na construção de uma sociedade mais inclusiva”, afirma o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Além da reflexão, o Setembro Inclusivo tem como objetivos práticos garantir o acesso às tecnologias disponíveis gratuitamente nas PUDs, capacitar pessoas com deficiência no uso de ferramentas digitais e fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras para uma sociedade mais acessível.

Para a Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Juliana Benício, o evento é um marco.

“O Setembro Inclusivo é um momento de reflexão e de ação. Nas Plataformas Urbanas Digitais, reafirmamos o compromisso de Niterói com a inclusão, oferecendo tecnologia, cultura e educação acessíveis. É um espaço para valorizar a diversidade, dar visibilidade às pessoas com deficiência e fortalecer a construção de uma sociedade mais justa e saudável”, declara.

A campanha também busca fortalecer uma rede de apoio entre instituições, desenvolvedores, famílias e a sociedade, promovendo debates sobre políticas públicas e inspirando inovações com foco em acessibilidade digital e inclusão social.

Programação Gratuita

23/09 (TERÇA-FEIRA) | 9h às 11h | PUD Engenhoca

Visita guiada e atividade tecnológica com um grupo de alunos,uma professora e uma estagiária surda, além de intérpretes de LIBRAS da Escola Municipal Paulo Freire.

25/09 (QUINTA-FEIRA) | 16h | PUD Engenhoca

Palestra: Jogos Inclusivos– com Eduardo Brasil Barbosa Jr.

Criador do jogo“Meu Amigo Caramelo”, voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e PCD, Eduardo é especialista em Inovação e consultor do SEBRAE com 18 anos de experiência.

26/09 (SEXTA-FEIRA) | 14h | PUD Viradouro

Gravação de Podcast– “Como a tecnologia pode contribuir para a autonomia e inclusão de pessoas com deficiência”. Com participação dos alunos Phillipy Raphael Pereira, Letícia Coelho (ambos com Síndrome de Down) e Matheus Cunha (deficiência visual), dando protagonismo a quem transforma realidades.

SERVIÇO:

PUD Engenhoca

Praça José Vicente Sobrinho,s/n, esquina com a Rua Dom Antônio de Almeida Moraes Junior – Engenhoca, Niterói–RJ.

Dúvidas:Tel./WhatsApp (21) 96983-0351.

PUD Viradouro

Rua Nossa Sra das Graças,474, Viradouro – Santa Rosa, Niterói–RJ. (Em frente ao Campo do Viradouro).

Dúvidas:Tel./WhatsApp (21) 97876-5385.

Mais informações: www.plataformadigital.niteroi.br

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support