“Decidimos disputar o jovem com o crime organizado e estamos vencendo” diz prefeito Rodrigo Neves na abertura do Fórum Internacional de Segurança Pública

“Em Niterói, decidimos disputar jovem a jovem com o crime organizado”, diz o prefeito Rodrigo Neves na abertura do Fórum Internacional de Segurança Pública. A afirmação deu o tom do evento “Caminhos para cidades resilientes, pacíficas e sustentáveis”, realizado nesta terça-feira (02) no Caminho Niemeyer, que antecedeu a XXX Cúpula da Rede Mercocidades.

Ao detalhar a estratégia do município para uma plateia de prefeitos, autoridades e especialistas da América Latina, Neves defendeu que a segurança pública não pode ser delegada apenas aos estados e exige uma postura ativa das prefeituras. “A segurança pública é o maior desafio das cidades na América Latina. É a política pública mais democrática, no sentido de que afeta os mais pobres, as classes médias e os mais ricos”, completou o prefeito.

A política de “disputa” mencionada pelo Prefeito refere-se ao Pacto Niterói Contra a Violência, que alia firmeza policial a um forte investimento social. “Um jovem com acesso à educação, ao esporte e à cultura, que coloca um instrumento musical na mão, dificilmente vai colocar uma arma para cometer um crime. Estamos vencendo essa batalha”, ressaltou.

Resultados: latrocínio zero e queda na letalidade – Os números apresentados no fórum validam o discurso. O secretário estadual de Segurança Pública, Victor César Carvalho dos Santos, enfatizou um dado inédito alcançado pela gestão municipal em 2025: a cidade não registrou nenhum caso de latrocínio (roubo seguido de morte). “Se hoje vemos números positivos em Niterói, isso foi construído ao longo dos últimos 10 anos”, afirmou o secretário, elogiando a integração entre as forças.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), o modelo de Niterói – que combina inteligência, cercamento eletrônico e projetos sociais – resultou em uma redução de 78,5% na letalidade violenta e de 83,3% nos roubos de rua entre 2018 e 2024. Estudos comparativos indicam que a cidade reduziu em 70% os homicídios num período de 6 anos, ritmo mais acelerado do que o observado em casos globais de sucesso como Medellín e Nova Iorque.

O evento contou ainda com a participação de autoridades internacionais, como Hugo Acero Velásquez, ex-secretário de Segurança de Bogotá, e Eduardo Vergara, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), reforçando o protagonismo de Niterói no debate sobre segurança cidadã na região.

Foto: Evelen Gouvêa

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support