Papai Noel leva alegria a pacientes do Hospital Municipal Carlos Tortelly, em Niterói

O clima de Natal transformou a rotina do Hospital Municipal Carlos Tortelly, em Niterói, nesta quinta-feira (18). Em uma ação marcada pela emoção e pelo cuidado humanizado, Papai Noel percorreu as enfermarias da unidade e fez uma visita especial às crianças atendidas pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de HIV/Aids, levando mensagens de carinho, esperança e alegria a pacientes e familiares.

A ação, que tem como objetivos humanizar o ambiente hospitalar e proporcionar um momento de acolhimento e leveza para pacientes, familiares e profissionais de saúde, também contou com a participação dos Servos da Alegria, com músicas e brincadeiras.

Para a secretária municipal de Saúde de Niterói, Ilza Fellows, iniciativas como essa fazem diferença no processo de cuidado.

O Natal é um período de renovação, afeto e esperança. Levar esse clima para dentro das unidades de saúde é uma forma de cuidar também do emocional dos pacientes. A humanização é uma diretriz fundamental da nossa rede”, destacou a secretária.

O diretor do Hospital Municipal Carlos Tortelly, Ubiratan Ramos, ressaltou a importância da ação para o ambiente hospitalar.

“Momentos como esse ajudam a transformar a rotina hospitalar, trazendo sorrisos e conforto para quem está internado. É uma iniciativa simples, mas com um impacto enorme no bem-estar dos pacientes e também das equipes que atuam diariamente na unidade”, afirmou Ubiratan Ramos.

A visita do Papai Noel faz parte das ações de humanização promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, que buscam tornar o atendimento mais acolhedor e próximo da população, especialmente em datas simbólicas como o Natal.

O comerciante Antonio Marcos da Silva veio há 12 anos de Miracema, no interior do estado do Rio, para Niterói à procura de tratamento para a filha Michele que na época tinha apenas 3 anos. Ele agradeceu à equipe do hospital pelo acolhimento durante esses anos e destacou a importância de ações como essa.

“Saímos do interior sem saber bem o que estava acontecendo e fomos muito bem acolhidos aqui, por uma equipe maravilhosa. Minha filha toma os medicamentos e tem uma vida normal, com o acompanhamento dos nutricionistas e outros profissionais também. Acho muito importante eventos como esse que ajudam na inclusão social dela e de muitas outras crianças que estão nesta situação”, afirmou Antonio.

Estrutura e atendimentos – O Hospital Carlos Tortelly realiza cerca de 5 mil atendimentos mensais de emergência e 360 internações. Por ano, são realizados cerca de 420 mil exames laboratoriais e 24 mil tomografias computadorizadas. Ao todo, 1.460 profissionais trabalham na unidade de saúde.

A unidade possui 122 leitos de internação, sendo 20 leitos de CTI, além de 11 consultórios, cinco no setor de emergência e seis no Serviço de Atendimento Especializado. O centro de imagem dispõe de exames de tomografia, raios x, ultrassonografia, ecodoppler, colonoscopia e endoscopia.

Referência no tratamento de HIV – Referência no tratamento de crianças e adultos com vírus HIV positivo, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realiza atendimento a 3 mil pacientes cadastrados, incluindo 25 crianças.  O espaço conta com seis consultórios, uma sala de procedimentos e uma brinquedoteca toda reformada para as crianças. O serviço dispõe ainda da especialidade infectopediatra.

 O hospital também possui um Serviço Social e setor de Ouvidoria para atendimento presencial aos usuários. Já o Núcleo de Atendimento Familiar (NAF) presta orientações diversas e auxílio aos familiares no momento da internação no setor de emergência. Além disso, a unidade conta com Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM), voltado ao acolhimento de mulheres em situação de violência, que funciona 24 horas.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support