Prefeitura lança edição 2026 do programa Niterói por Elas e campanha “Carnaval sem assédio”

Niterói segue marcando posição como uma cidade que preza pelos direitos das mulheres. Nesta segunda-feira (19), foi lançada, no Auditório do Caminho Niemeyer, a edição 2026 do programa Niterói por Elas, iniciativa transversal que integra políticas públicas voltadas à garantia de direitos femininos, e assinado o decreto da campanha “Carnaval sem assédio”, reforçando que o município também está atento às políticas de enfrentamento à violência de gênero durante a folia. Ao lado do prefeito Rodrigo Neves, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, aproveitou a ocasião para divulgar, em primeira mão, a campanha do governo federal para combater a violência de gênero no carnaval, “Se liga ou eu ligo 180”.

Além do prefeito de Niterói e da ministra Márcia Lopes, participaram da cerimônia a vice-prefeita Isabel Swan; a primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves; a secretária da Mulher, Thaiana Ivia; e a titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Elisa Borboni, bem como outras autoridades municipais e lideranças femininas. Diante de uma plateia majoritariamente feminina, Rodrigo Neves abriu o evento destacando o caráter inovador do Niterói por Elas.

“Não há nenhuma outra cidade no Brasil que tenha, dentro do seu planejamento estratégico, metas muito bem definidas para cada área da administração, com a prioridade da promoção da igualdade de gênero e da prevenção à violência contra a mulher. E é por isso que tenho certeza de que as mulheres de Niterói se sentem muito representadas nesse novo ciclo da administração municipal”, afirmou o prefeito.

A ministra Márcia Lopes parabenizou Niterói pelas iniciativas municipais em prol das mulheres, com destaque para a campanha “Carnaval sem assédio”.

“Parabéns por essa campanha! Vou levar o material e quero copiá-la, porque Niterói, sem dúvida, é um exemplo para o país. A cidade mostra que enfrentar a violência contra as mulheres não é discurso, é ação. E nós temos total compromisso ético e político com o fim da violência contra a mulher — de todas as violências, desde o xingamento, o empurrão, um tapa, até o feminicídio. E agora vou tomar também a ousadia de lançar a nossa campanha nacional de Carnaval nesta cidade: ‘Se liga ou eu ligo 180’”, disse ela.

A primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves, frisou que todo o governo se mobiliza para construir metas específicas para a promoção da igualdade de gênero.

“O Niterói por Elas surge a partir da certeza de que política pública se faz de forma transversal e com orçamento público. A cidade é uma referência, há muitos anos, em políticas públicas para as mulheres, mas, com o programa, todo o governo se mobiliza para construir metas específicas para a promoção da igualdade de gênero. Assim, vamos avançando, garantindo os direitos das mulheres e uma vida livre de violência”, enfatizou ela.

A secretária da Mulher, Thaiana Ivia, observou que Niterói escolheu respeitar as mulheres e trabalha em conjunto com as forças de segurança e toda a sociedade civil para reafirmar essa posição.

“Niterói é uma cidade que escolheu o lado do cuidado e do respeito. Ações como o programa Niterói por Elas e a campanha ‘Carnaval sem assédio’ não são apenas planos de governo, mas um pacto com o futuro. Nosso recado é claro: em Niterói, a violência de gênero não ficará impune”, garantiu ela.

Foto: Evelen Gouvêa

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support