Prefeitura de Niterói promove novas audiências públicas do Programa Vida Nova no Morro

A Prefeitura de Niterói realizou, neste sábado (24), mais duas audiências públicas do Programa Vida Nova no Morro (PVNM). Os encontros tiveram como objetivo ouvir demandas e sugestões dos moradores que integram a amostra representativa do programa. Pela manhã, a comunidade da Vila Ipiranga se reuniu no Centro Cultural Cauby Peixoto, no Fonseca. À tarde, foi a vez dos moradores da Boa Vista, na UMEI Professor Nilo Neves, no bairro de São Lourenço.

O PVNM é desenvolvido em cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e conta com atuação intersetorial de diversas secretarias municipais. A organização das audiências é realizada pela Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária e pelo Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados.

“As audiências públicas são fundamentais para que a política pública ganhe escuta, sentido e legitimidade. Quando a população participa, o planejamento se qualifica e as decisões se fortalecem”, destacou a secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Marcele Sardinha.

Moradora da Vila Ipiranga, Rosilene Nascimento, 58 anos, participou da audiência e avaliou positivamente a iniciativa. “A apresentação teve um conteúdo muito rico. Deu para perceber que o programa foi pensado para todas as comunidades, respeitando a realidade de cada uma. Entendi que esse trabalho vai ser feito de forma conjunta, com a participação de todos. Saio daqui com boas notícias”, afirmou.

Sobre o Programa Vida Nova no Morro

Viabilizado pela Lei Municipal nº 4.048/2025, que autoriza o acordo de cooperação e financiamento com o BID, o programa prevê um investimento de cerca de R$ 800 milhões. Desse total, R$ 620 milhões são financiamento do banco e o restante é contrapartida do município. Além do BID, a Prefeitura busca outras parcerias, entre elas a ONU-Habitat.

O PVNM tem como foco melhorias habitacionais, desenvolvimento socioeconômico e transformação urbana nas favelas do município. A expectativa é beneficiar mais de 150 mil pessoas em 83 comunidades, por meio de obras de infraestrutura, contenção de encostas, saneamento, melhorias habitacionais e políticas integradas nas áreas de cultura, educação, saúde e segurança pública.

O programa também integra um planejamento estratégico de segurança pública e prevenção da violência, em diálogo com o Pacto Niterói Contra a Violência, além de prever a requalificação de espaços públicos e a criação de áreas de convivência e lazer para fortalecer os laços comunitários.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support