Clin leva programa Reciclagem Criativa a três territórios

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin)  está promovendo o programa ‘Reciclagem Criativa’, iniciativa que alia educação ambiental, capacitação profissional e geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Desenvolvido por meio do Comitê Clin por Elas, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher e o Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, o projeto integra o programa Niterói por Elas e oferece quatro oficinas em três territórios da cidade: Engenho do Mato, Badu e Fonseca.

Ao todo, são quatro cursos — Jardinagem, Brinquedos, Vela e Cartonagem e Artigos de Natal — ministrados por funcionárias artesãs da Companhia. São 15 vagas por oficina, 60 por território, totalizando 180 vagas.

Uma das atividades do programa aconteceu nesta terça-feira (21), no Parque Rural, no Engenho do Mato, onde foi realizada a aula de ‘Sustentabilidade e Compostagem’, que foi um verdadeiro sucesso. Trata-se de uma aula inaugural, que abre todas as oficinas em todos os territórios. Durante o encontro, a presidente do Comitê Clin por Elas, Valéria Rollemberg, conversou com as participantes sobre a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento de resíduos orgânicos.

Na sequência, a funcionária da Clin Tatiana Fernandes apresentou, na prática, como montar uma composteira doméstica utilizando materiais simples, como baldes reaproveitados. Ela explicou que o processo transforma resíduos orgânicos em húmus e biofertilizante, produtos que podem ser utilizados em hortas e jardins ou até comercializados, contribuindo para a geração de renda.

“A composteira doméstica é uma ideia simples e com grande potencial. Em vez de descartar esse resíduo, gerando mau cheiro, ele é reaproveitado e se transforma em um material limpo para ser utilizado em hortas e jardins ou até comercializado, gerando renda. É uma ótima oportunidade para o empreendedorismo”, destacou Tatiana.

As participantes também foram orientadas sobre todas as etapas da montagem e do manejo da composteira, incentivando práticas sustentáveis que reduzem o volume de resíduos enviados aos aterros e contribuem para a melhoria da qualidade do solo.

Participante das oficinas de Artigos de Natal, Vela e Cartonagem e Compostagem, Ducinéa Camillo Maulaz elogiou a iniciativa.

“A oficina foi maravilhosa! Gosto muito de artesanato e sempre procuro fazer algo nessa área. É uma terapia para mim, porque trabalha a mente, as mãos e faz muito bem para a saúde. Tenho o hábito de reciclar e transformar materiais. Agora, com essa aula de compostagem, já tenho mais uma ideia. O projeto é muito bom”, afirmou.

A oficina de Sustentabilidade e Compostagem terá uma nova edição no dia 6 de agosto, no PEV da Clin, no Fonseca. As demais oficinas do programa seguem sendo realizadas nos três territórios até setembro, ampliando o acesso à capacitação, ao empreendedorismo e às práticas sustentáveis.

Próximas oficinas

Fazendinha – Badu

  • Jardinagem: 29 de julho, às 14h
  • Vela e Cartonagem: 21 e 28 de julho e 4 de agosto, às 14h
  • Artigos de Natal: 12 e 19 de agosto, às 14h

Parque Rural – Engenho do Mato

  • Jardinagem: 30 de julho, às 10h
  • Brinquedos: 28 de julho e 4 de agosto, às 10h
  • Vela e Cartonagem: 29 de julho, 5 e 12 de agosto, às 10h
  • Artigos de Natal: 11 e 18 de agosto, às 10h

PEV da Clin – Fonseca

  • Jardinagem: 25 de agosto e 1º de setembro, às 14h
  • Brinquedos: 13 e 20 de agosto, às 14h
  • Vela e Cartonagem: 19 e 26 de agosto, às 14h
  • Artigos de Natal: 27 de agosto e 3 de setembro, às 14h

As inscrições devem ser feitas presencialmente no local onde será realizada a oficina.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support