Prefeitura de Niterói ativa sistema de bombeamento na Lagoa de Piratininga

A Prefeitura de Niterói iniciou o bombeamento para transportar água do mar até a Lagoa de Piratininga, na Região Oceânica. A etapa marca um passo importante na recuperação do Túnel do Tibau, estrutura onde essa ligação entre a lagoa e o mar deveria acontecer naturalmente. A vice-prefeita da cidade, Isabel Swan, participou da cerimônia de ativação das bombas e deu início à operação. Também estiveram presentes o presidente da Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), Antonio Lourosa; o subsecretário municipal de Infraestrutura e Fiscalização, Vicente Temperini; pescadores locais e moradores.

Com o sistema de bombeamento ligado, as mangueiras conduzem a água captada do mar diretamente até a lagoa, por meio de um sistema provisório que contará com bomba hidráulica e tubulações submersas. A medida contribui diretamente para a preservação do ecossistema e para a redução dos riscos de mortandade de peixes.

“Esse é o pontapé inicial para um futuro próspero da Lagoa de Piratininga. A retomada dessa ligação com o mar, através da bomba, vai efetivamente melhorar a qualidade da água e gerar um impacto muito positivo principalmente para os pescadores. Niterói tem responsabilidade ecológica e ambiental e os projetos que temos para preservar o nosso território são provas disso”, celebrou a vice-prefeita, Isabel Swan 

O objetivo final do projeto é restaurar o Túnel do Tibau, permitindo a retomada do fluxo de água entre o mar e a Lagoa de Piratininga. Com o sistema provisório em funcionamento, será possível fechar a comporta, isolar as extremidades do túnel e esvaziar seu interior para a execução dos serviços de recuperação. Os trabalhos incluem a retirada do revestimento original de concreto e de fragmentos soltos de rocha, utilizando retroescavadeira e rompedor hidráulico. A remoção desses materiais permitirá uma avaliação detalhada das condições da estrutura, identificando os pontos que necessitam de tratamento e reforço.

Com a recuperação definitiva do túnel, o fluxo de água do mar para a lagoa deverá mais do que triplicar, ultrapassando mil litros por segundo. As bombas vão permitir que os trabalhos no túnel aconteçam sem prejudicar o ecossistema local.

“Temos uma estação de monitoramento que vê a quantidade de oxigênio, o nível da água da lagoa e a qualidade da água. Toda semana analisamos esses parâmetros, junto com o INEA, para determinar se os índices estão suficientes. Assim, conseguimos determinar a quantidade de água que precisa entrar na lagoa para evitar um colapso por falta de renovação de água. Se ela aquece demais, por exemplo, a qualidade da água, o oxigênio diminui. Então a gente vai garantir que essa troca funcione de forma estratégica durante o período da obra no Tibau”, explica o subsecretário municipal de Infraestrutura e Fiscalização, Vicente Temperini. 

Também serão retiradas pedras e materiais provenientes dos desmoronamentos que atingiram o túnel entre 2018 e 2019, comprometendo a estrutura e reduzindo significativamente a renovação das águas da Lagoa de Piratininga. Os serviços permitirão a recuperação dos trechos danificados e a retomada da circulação de água entre o mar e a lagoa em condições adequadas. A operação representa mais uma etapa importante da intervenção iniciada no último dia 21, que tem investimento de R$ 38 milhões e prazo previsto de 12 meses.

Foto: Lucas Benevides

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support