Núcleo de Atendimento ao Empreendedor de Niterói abre inscrições para mentores do Programa de Mentoria de Negócios

O Núcleo de Atendimento ao Empreendedor de Niterói (NAE), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, está com vagas abertas para interessados em serem voluntários no seu Programa de Mentoria de Negócios. O programa quer conectar profissionais com ampla experiência na área de empreendedorismo (mentores) e empreendedores precisando de orientações para crescer seus negócios (mentorados). Um projeto piloto da iniciativa já reuniu, de forma remota, quatro mentoradas e uma mentora no mês de junho. As inscrições para ser mentor voluntário no Programa podem ser feitas em bit.ly/sejanossomentor.  

Os mentores voluntários terão a chance de se conectar à rede do NAE, espaço de apoio e promoção de iniciativas que possam contribuir com o desenvolvimento do empreendedor. Além disso, poderão identificar oportunidades de parcerias, potencializar a formação de redes e a transferência de conhecimento e habilidades entre empreendedores, apoiadores e o ecossistema local. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Américo Diniz, pontua que o programa será expandido ao longo dos próximos meses. A próxima rodada de mentorias deve acontecer em agosto.

“O trabalho de mentoria acompanha o alinhamento de Niterói como uma cidade de inovação, além de proporcionar aos empreendedores o aconselhamento com profissionais do mercado que vêm com experiência em desafios similares. Estamos começando esse processo agora, com a expectativa de chegar ao fim deste ano com duas vezes mais mentores do que temos hoje e três vezes mais mentorados”, destaca.  

Professora de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense, Suzana Dantas Hecksher foi a mentora do primeiro grupo do Programa de Mentoria de Negócios. Suzana também é coordenadora do projeto “Escritório Escola de Engenharia e Design (E3D)”, selecionado para o Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA).

“A mentoria é uma porta de entrada para as várias opções que o NAE oferece aos empreendedores. O projeto piloto foi importante para que fosse definido um modelo para esse Programa. O primeiro encontro, com o grupo de mentorados reunidos, dando ao mentor a chance de ouvir de cada um o tipo de negócio que eles tocam e identificar as necessidades desses mentorados. No segundo encontro, esse mentor experiente dá orientações mais específicas e encaminha para outros projetos do NAE que possam contribuir para esse empreendedor. O Programa é também uma grande chance de mapear as necessidades desses empreendedores para o desenvolvimento local”, explica.  

O projeto piloto contou com empreendedoras de nichos diversificados: crochê, doces, consultoria e bijuterias. A seleção de mentorados é feita usando o banco de dados do Núcleo de Atendimento. Dona da Moore Bijus, Livia Moore Figueiredo participou desse primeiro grupo.

“Participar da primeira Mentoria realizada pelo NAE, em parceria com a UFF, foi um grande presente que fervilhou minha cabeça com ideias possíveis de serem implementadas pelo pequeno empreendedor; além de ter aberto um canal com a UFF para novos projetos que agregam e ampliam o nosso negócio de forma concreta”, conta.

O NAE – Núcleo de Atendimento ao Empreendedor é um espaço inspirador e colaborativo para quem quer desenvolver, aprimorar ou iniciar negócios em Niterói. Além do coworking, o local também está abrigando a Casa do Artesão. Funcionando na Avenida Feliciano Sodré, 43, o casarão já abrigou uma unidade do Ministério da Agricultura e foi todo reformado pela Prefeitura com o objetivo de criar uma atmosfera que leve os empreendedores a promoverem iniciativas que contribuam para o crescimento do seu negócio, alavancando vendas, ou mesmo para aqueles que pretendem iniciar sua empresa e não sabem como agir.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support