Niterói inicia dose de reforço em pessoas a partir de 90 anos

A Prefeitura de Niterói começa a aplicar, nesta quarta-feira (01), a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em pessoas acima de 90 anos. A vacinação com a dose de reforço segue nesta faixa etária na quinta-feira (02). Na sexta-feira (03) e sábado (04), é a vez dos idosos a partir de 85 anos. Na semana passada, o município tornou-se a primeira cidade do Estado do Rio a iniciar a aplicação da terceira dose em Instituições de Longa Permanência para Idosos.

A vacinação deste grupo será feita com a vacina da Pfizer. Para receber a dose de reforço, os idosos devem comparecer a um dos oito postos de vacinação disponíveis (endereços abaixo) munidos de comprovantes da primeira e da segunda dose recebidas e documento de identidade.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explica que o reforço na vacinação dos idosos é uma medida importante para conter o avanço da variante delta que tem se espalhado rapidamente no Rio de Janeiro.

“O reforço na vacinação é recomendado pela Organização Pan-americana de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde. Estudos mais recentes confirmam que com cerca de 6 meses os idosos têm a redução da imunização. Por isso a importância da dose de reforço nesse público, já que ela aumenta consideravelmente a quantidade de anticorpos neutralizantes e garante mais proteção”, destacou o secretário.

A imunização com a terceira dose começou com as pessoas acima de 60 anos alocadas em instituições de longa permanência que tomaram a segunda dose da vacina há seis meses ou mais. Segundo a SMS, nesta primeira etapa, cerca de 1.200 idosos deste grupo vão recebe a terceira dose.

Calendário de adolescentes – Na segunda-feira, Niterói adiantou o calendário de vacinação contra Covid-19 dos adolescentes a partir de 12 anos. Com a antecipação, nesta quarta os adolescentes a partir de 13 anos já podem receber o imunizante. Na quinta-feira (02), a cidade chega aos 12 anos ou mais. Sexta (03) e sábado (04) serão dias de repescagem.

Repescagem contínua – Com a chegada do calendário de vacinação às pessoas acima de 18 anos no último dia 19, o município segue em repescagem contínua. Todos os adultos da cidade que ainda não se imunizaram podem procurar uma unidade de saúde para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A repescagem vale também para os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente.

Locais de vacinação – dose de reforço:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº, Vital Brazil.
Policlínica Doutor João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726, Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré, s/nº, Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço.
Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111, Piratininga.
Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá, Rua Alexandre Moura, 8, São Domingos

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support