Fundação de Arte de Niterói cadastra artistas para projetos culturais

Chamada Pública para o Banco de Artistas foi lançada nesta segunda-feira. Inscrições podem ser feitas até o dia 31 de dezembro

A Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói, lança, a partir desta segunda, dia 20 de setembro, Chamada Pública para credenciamento no Banco de Artistas. O objetivo é fomentar um cadastro de artistas e propostas de apresentações que podem ser convocadas para realização dos projetos culturais promovidos pela administração pública municipal, como Arte na Rua, Natal da Esperança 2021, Vacina & Arte ou, ainda, integrar pauta dos equipamentos culturais da FAN. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de dezembro de 2021.

São aceitos cadastros de pessoas relacionadas às diversas linguagens artísticas e estimulado o contrato de artistas que já possuam cadastro em outras edições do Banco de Artistas.

A seleção é feita a partir de uma análise dos dados preenchidos na inscrição, onde são observados e levados em consideração: qualidade artística; adequação ao perfil de projeto a ser contratado; atenção à equidade de gênero; diversidade de raça; recorte territorial, com atenção a zonas de especial interesse; e, por fim, diversidade cultural.

“O banco de dados da FAN teve seu início nos anos 1990, quando era cuidado e alimentado pelo selo Niterói Artes. Poucas cidades possuem um catálogo tão extenso que se mantém atualizado por chamadas públicas periódicas, mapeando todos os segmentos artísticos e toda a cadeia produtiva da cultura. Essa chamada é muito importante nesse momento de retomada, pois, além de distribuir espaços democráticos e inclusivos em nossos projetos, a condição dos nossos artistas se expressa com seus novos trabalhos”, explica Marcos Sabino, presidente da Fundação de Arte de Niterói.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support