Fundação de Arte de Niterói cadastra artistas para projetos culturais

Chamada Pública para o Banco de Artistas foi lançada nesta segunda-feira. Inscrições podem ser feitas até o dia 31 de dezembro

A Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói, lança, a partir desta segunda, dia 20 de setembro, Chamada Pública para credenciamento no Banco de Artistas. O objetivo é fomentar um cadastro de artistas e propostas de apresentações que podem ser convocadas para realização dos projetos culturais promovidos pela administração pública municipal, como Arte na Rua, Natal da Esperança 2021, Vacina & Arte ou, ainda, integrar pauta dos equipamentos culturais da FAN. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de dezembro de 2021.

São aceitos cadastros de pessoas relacionadas às diversas linguagens artísticas e estimulado o contrato de artistas que já possuam cadastro em outras edições do Banco de Artistas.

A seleção é feita a partir de uma análise dos dados preenchidos na inscrição, onde são observados e levados em consideração: qualidade artística; adequação ao perfil de projeto a ser contratado; atenção à equidade de gênero; diversidade de raça; recorte territorial, com atenção a zonas de especial interesse; e, por fim, diversidade cultural.

“O banco de dados da FAN teve seu início nos anos 1990, quando era cuidado e alimentado pelo selo Niterói Artes. Poucas cidades possuem um catálogo tão extenso que se mantém atualizado por chamadas públicas periódicas, mapeando todos os segmentos artísticos e toda a cadeia produtiva da cultura. Essa chamada é muito importante nesse momento de retomada, pois, além de distribuir espaços democráticos e inclusivos em nossos projetos, a condição dos nossos artistas se expressa com seus novos trabalhos”, explica Marcos Sabino, presidente da Fundação de Arte de Niterói.