Niterói lança consulta pública sobre o uso de ônibus elétricos no transporte de passageiros

A Prefeitura de Niterói iniciou no último domingo (10) uma consulta pública para que os moradores da cidade possam opinar sobre o ônibus elétrico modelo Caio Millenium, cedido gratuitamente pelo fabricante, que está circulando em testes em algumas linhas da cidade. O objetivo da consulta é avaliar a percepção da população de Niterói sobre o uso dessa nova tecnologia.

Niterói pretende lançar no primeiro semestre do ano que vem uma licitação para uma compra inicial de 40 ônibus elétricos, o que corresponde a 5% da frota atual de ônibus da cidade, ampliando depois para 10% o uso dos elétricos.

“Essa é uma solução muito mais sustentável que os ônibus a diesel, com zero emissão de gases na atmosfera. Um compromisso com o meio ambiente. Queremos ouvir o niteroiense sobre a iniciativa de adotarmos o ônibus elétrico”, diz o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier.

A consulta está disponível até o dia 10 de novembro na plataforma Colab através do link https://consultas.colab.re/onibuseletrico. Também é possível responder as perguntas pelo aplicativo Colab disponível para download gratuito na Play Store (Android) e App Store (iOS).

Além de responder se já fez alguma viagem no ônibus em fase de testes e sua experiência durante o trajeto, o niteroiense pode responder se aprova a substituição dos ônibus tradicionais pelos elétricos e se usaria o transporte público com mais frequência se a substituição for implementada.

Testes – A fase de testes com o ônibus elétrico começou no dia 20 de setembro pela linha 49. Naquela data, o prefeito Axel Grael falou da importância de testar diferentes tecnologias antes de adotar um modelo de transportes público sustentável para a cidade.

“Estamos testando as diferentes tecnologias para termos certeza de que a autonomia e os parâmetros técnicos, que são anunciados pelos fabricantes, são os adequados para Niterói. O ônibus elétrico é uma solução muito mais sustentável que os ônibus a diesel, com zero emissão de gases na atmosfera, e uma solução que tem a ver com o nosso compromisso climático para Niterói”, disse Axel Grael.

O secretário Renato Barandier, que coordena o processo de aquisição dos ônibus elétricos, disse que o período de testes será fundamental para uma decisão da prefeitura e dos consórcios sobre os investimentos na tecnologia.

Renato Barandier disse que, com esse período de testes, os consórcios vão poder conhecer a tecnologia empregada neste tipo de veículo, fazer avaliações operacionais de custo, de manutenção e entender a sua eficiência. Segundo ele, os empresários vão poder comparar o ônibus elétrico com o ônibus tradicional, movido a óleo diesel. Ele espera que, ao final desta avaliação, já se tenha uma percepção mais clara sobre os benefícios econômicos e de sustentabilidade ambiental que os ônibus elétricos têm a oferecer para Niterói.

Especificações – O veículo em teste possui autonomia para 250 quilômetros, com até 4 horas para recarga das baterias, ar-condicionado, carregadores de celular e tem o piso baixo, com acesso mais fácil para os passageiros. A capacidade é de 80 passageiros, sendo 26 sentados e 54 em pé. Veículos do tipo do modelo testado têm vida útil de 16 anos, com uma troca de baterias prevista para quando chegar aos 8 anos de uso.