Prefeitura de Niterói abre evento online sobre integridade e compliance

A Prefeitura de Niterói deu início, nesta segunda-feira (31), ao “Niterói Compliance Week: o que estamos fazendo por você?”. O objetivo do evento é apresentar, até a próxima sexta-feira (04), iniciativas e ações dos órgãos e entidades da Prefeitura no que se refere à integridade e à transparência na administração municipal. O evento será integralmente online e a mesa virtual de abertura teve a presença do prefeito de Niterói, Axel Grael. O prefeito destacou que integridade e compliance são prioridades do município desde 2013.“Temos feito um esforço muito grande para que estes temas não estejam presentes apenas em parte da Prefeitura, mas em toda a administração municipal. Alcançamos muitos avanços. Nosso objetivo é que essas iniciativas de integridade se espalhem pela cidade e que não sejam apenas políticas de governo. Ao longo dos anos, trabalhamos intensamente para aumentar a eficiência e a capacidade de gestão da Prefeitura. A confiança e a aproximação com os moradores têm sido fundamentais nesse processo. Nossa preocupação com a integridade demonstra que o objetivo é sempre atender aos anseios da sociedade da forma mais correta e transparente”, explicou o prefeito.O “Niterói Compliance Week” é uma iniciativa da Controladoria Geral do Município (CGM), em parceria com a Procuradoria Geral do Município (PGM), Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG)/Escola de Governo e Gestão (EGG), Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), Secretaria Municipal de Administração (SMA) e Secretaria Municipal de Participação Social (SEMPAS). Até sexta-feira (04), as atividades serão transmitidas pelo canal da Escola de Governo e Gestão (EGG) no Youtube:  (https://youtube.com/c/EGGNiteroi).  

Além da participação de Axel Grael, a mesa virtual de abertura do “Niterói Compliance Week” teve a presença da controladora-geral do município, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino; da secretária de Planejamento, Ellen Benedetti; da secretária de Fazenda, Marília Ortiz; do procurador-geral do município, Michell Maron; do secretário de Administração, Luiz Vieira; e do secretário de Participação Social, Anderson Pipico. Também estiveram presentes o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), Samir Nehme; a conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil de Niterói, Maria Celia Toro Fernandez; o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU) no Rio de Janeiro, Marcelo Paluma; e Juliana Ventura e Silva, coordenadora do SEBRAE.

A controladora-geral de Niterói, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, afirmou que o “Niterói Compliance Week” é mais uma iniciativa da Prefeitura para expandir a cultura da integridade e das boas práticas administrativas. “Niterói vem evoluindo em ações e iniciativas de integridade na gestão pública. Em 2018, foi criada a Controladoria Geral do Município (CGM) e foi realizado concurso para a contratação de auditores de controle interno. Depois, criamos o Plano Previne Niterói, para intensificar a cultura da integridade e do compliance. Todas essas iniciativas têm o objetivo de tornar a gestão mais eficiente, para melhor atender ao cidadão, que é sempre a nossa prioridade”, disse a controladora-geral.

“O que estamos fazendo por você?” – Após a abertura, a primeira atividade do “Niterói Compliance Week” foi uma live com a participação de cinco secretários municipais: Ellen Benedetti (Planejamento); Marília Ortiz (Fazenda): Michell Maron (Procuradoria Geral do Município): Luiz Vieira (Administração) e Luciano Paez (Clima). Com o tema “O que estamos fazendo por você?”, a live teve a mediação da controladora-geral, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, e foi um balanço do que a Prefeitura de Niterói vem realizando na área de integridade, não apenas para combater irregularidades, mas para tornar a administração pública mais eficiente.

A secretária de Planejamento, Ellen Benedetti, destacou os avanços de Niterói no que se refere à modernização da gestão, e os excelentes desempenhos do município nos rankings de transparência da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF). “Começamos esse trabalho com foco na transparência em 2013. Fizemos o Portal da Transparência, o Portal de Serviços ao Cidadão e o Processo Eletrônico. As transformações digitais estão ligadas diretamente a essa busca pela eficiência. Também é importante lembrar a participação da sociedade civil através do Conselho de Transparência”, disse Ellen Benedetti.

A secretária de Fazenda, Marília Ortiz, afirmou que as ações de integridade foram e são determinantes para a boa gestão fiscal de Niterói. “Existe uma preocupação muito grande com as iniciativas para minimizar os riscos na administração pública. Com menos risco, é possível rever processos e fazer inovações de forma segura. Com a cultura da integridade, Niterói traduz os valores da ética nas mais diversas ações. Na pandemia, por exemplo, tivemos autonomia para fazer os investimentos necessários”, lembrou Marília Ortiz.

O procurador-geral do município, Michell Maron, disse que Niterói já mostrou que a cultura da integridade e do compliance é um caminho sem volta. “Não existem relativizações éticas. Transformamos o comportamento correto em padrão na administração pública. Nosso desafio é replicar essa cultura em toda a sociedade. Por isso é tão importante a participação de parceiros como a OAB, o CRC-RJ, o SEBRAE e a CGU”, afirmou Michell Maron.

O secretário de Administração, Luiz Vieira, ressaltou que um fator muito importante para a consolidação da cultura da integridade na Prefeitura de Niterói é o engajamento dos funcionários. “Os servidores estão entusiasmados. Eles querem participar e fazer parte deste ambiente de boas práticas de gestão. Esse nível de conscientização é muito positivo”, explicou Luiz Vieira.

O secretário do Clima, Luciano Paez, disse que a governança das questões climáticas no âmbito das cidades está na ordem do dia. “Vimos na COP-26, em novembro, que as cidades assumem cada vez mais o protagonismo nas questões ligadas às mudanças climáticas. Integridade e compliance fazem parte deste contexto”, disse Luciano Paez.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO “NITERÓI COMPLIANCE WEEK: O QUE ESTAMOS FAZENDO POR VOCÊ?”

01/02 (TERÇA-FEIRA)

– 10h: Apresentação do Regime Jurídico, Direitos e Proibições, conforme as legislações pertinentes (Lei 531/1985 – Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais de Niterói); e o NOVO Decreto (Código de Ética e Integridade do Agente Público Municipal)

Facilitadores: Karina Ponce Diniz (PGM) e Isabela (EGG) (apresentação)

– 16h: Primeiro encontro dos Conselheiros Municipais de Niterói. Temas: 1) Compliance e Integridade como Ferramentas de Controle Social; 2) Transparência, Ouvidoria e Governo Digital como Ferramentas de Participação Social – A Proteção de Dados como um Direito Fundamental: 3) A importância da atuação dos Conselheiros de Políticas Públicas nas Prestações de Contas

Facilitadores: Marília Ortiz (SMF) (mediação), Maria Célia Toro (OAB-Niterói), Marcelo Paluma Ambrósio (CGU) e Paulo Henrique Pêgas (CRCRJ)

02/02 (QUARTA-FEIRA)

– 15h: Live com o tema “Compromisso Social”, com a mediação do secretário de Participação Social, Anderson Pipico. Participantes: secretário de Educação, Vinícius Wu; secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira; e secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa

03/02 (QUINTA-FEIRA)

– 14h30: Aspectos importantes da Nova Lei de Licitações e Controles Administrativos

              Nova Lei de Licitações: principais alterações nos contratos administrativos

Facilitadores: Mauricio Martins (SEPLAG) (mediação), Marcos Vinicius do Carmo (PGM) e Soraya Portela Cesarino (PGM)

04/02 (SEXTA-FEIRA)

– 14h30: Como fornecer para a Administração Pública

Facilitadores: Marcelle Rodrigues dos Santos (SEBRAE) e Felipe Ansaloni (SEBRAE)

– 16h (ENCERRAMENTO): Certificação dos Construtores da Integridade e do Compliance

Mediação: Arlindo Rocha (CGM)

Participação: Cristiane Mara Rodrigues Marcelino (controladora-geral de Niterói); Michell Maron (procurador-geral do município); Bira Marques (secretário executivo de Niterói) e Renata Scarpa (Ministério Público do Rio de Janeiro)

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support