Vá de bike à escola: Niterói incentiva o uso da bicicleta na volta às aulas em 2022

Como forma de incentivo à mobilidade ativa e sustentável, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta está organizando o “Vá de bike à escola!”, uma iniciativa para promover o uso da bicicleta como meio de transporte no retorno às atividades escolares em 2022. O projeto vai ocorrer na primeira semana de aula, do dia 7 a 11 de fevereiro. Em parceria com a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) e a Bike Anjo, estão sendo organizados grupos de pedais para quem não se sente seguro pedalando sozinho.

Os pedais já organizados seguirão para Piratininga, Icaraí, Pendotiba e Itaipu. Para participar, a Coordenadoria está orientando que os interessados preencham uma ficha de participação em https://forms.gle/deBUYrvVA6Lh2snx7. Com estrutura cicloviária adequada, a expectativa é que as bicicletas sejam uma opção de transporte saudável e sustentável, além de ocupar pouco espaço nas ruas.

Diretora de EDUCOM (Educação e Comunicação) da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Helena Porto lembrou que a bicicleta foi um estratégico meio de transporte durante a pandemia da Covid-19, por se tratar de um meio individual e ao ar livre.

“Niterói vem realizando diversos incentivos ao uso da mobilidade ativa e sustentável através da ampliação da malha cicloviária, instalação de paraciclos, campanhas de educação e demais projetos que fomentam a cultura da bicicleta na cidade. No ano passado realizamos o “Vá de bike ao trabalho”, uma data internacional na qual mobilizamos os servidores da PMN a utilizarem a bicicleta como meio de transporte na sua locomoção até seu local de trabalho. A partir daí surgiu a ideia de realizarmos a ação ‘Vá de bike à escola’ nesta volta às aulas de 2022, que pretendemos instaurar e ampliar como projeto para a cidade”, disse.

Malha cicloviária – Niterói iniciou 2022 com 50 quilômetros de malha cicloviária na cidade. Ao longo dos últimos meses, a Niterói de Bicicleta implantou e requalificou mais de 10 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas na Zona Norte, Sul e Região Oceânica. A meta, até 2024, é bater 120 quilômetros implantados.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support