Niterói sedia Plenária Regional de Economia Solidária

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, participou da Plenária Regional de Economia Solidária Metropolitana 3, nesta quarta-feira (27), no Caminho Niemeyer. A SMASES, junto com o Fórum de Economia Solidária de Niterói, participam da comissão organizadora do evento com representantes dos municípios de Maricá, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito. A plenária é voltada para gestores públicos, entidades de apoio e empreendimentos e reuniu mais de 150 pessoas. A atividade também contou com a participação do grupo de maracatu Baque Mulher.

“Sediar a Plenária Regional de Economia Solidária tem um simbolismo importante. Primeiro por ter um movimento social forte e representativo, segundo porque temos muitas ações que fortalecem esse segmento produtivo e econômico e estamos trabalhando pra avançar ainda mais”, destacou o secretário de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira.

A atividade reuniu representantes de trabalhadores, empreendimentos e gestores, além de autoridades para discutir e elaborar um texto básico de reivindicações e propostas do movimento de economia solidária para integrar as ações nos municípios do Estado do Rio de Janeiro, além de encaminhar propostas para a VI Plenária Nacional, que vai ocorrer em julho, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, organizada pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES).

Foram eleitos 20 delegados que vão compor a delegação do Leste Fluminense na etapa estadual. Niterói já executa diversas políticas públicas de fomento à Economia Solidária, com um marco regulatório aprovado em janeiro de 2020, conta com programa de moeda social, banco comunitário, centro de referência e conselho municipal.