Prefeitura de Niterói realiza 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

A Prefeitura de Niterói vai realizar, nos dias 3 e 4 de junho, a 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, no Campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, Bloco D. Com o tema “Alimentação sustentável com geração de emprego e renda: da produção à mesa, no combate à fome e ao desperdício”, o encontro busca debater a segurança alimentar e nutricional no município em diálogo com os desafios relacionados à produção, sustentabilidade e geração de emprego e renda como mecanismos para combater a fome. A inscrição é aberta ao público e deve ser feita preenchendo o formulário pelo link https://bit.ly/5aConferenciadeSAN. Informações pelo e-mail comissaocomsea5@gmail.com.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária é a responsável pela organização do evento, junto com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea). O subsecretário de Segurança Alimentar e Nutricional de Niterói, Igor Barcellos, destaca que é importante construir um plano para enfrentar a insegurança alimentar.

“É fundamental, no momento em que vivemos índices crescentes de insegurança alimentar em nosso país, estabelecer diretrizes e construir um plano para enfrentar esse cenário. É imprescindível a interlocução entre poder público e sociedade civil para construção de políticas públicas responsáveis e em diálogo com as demandas reais da população”, declara o subsecretário.

A 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional também elegerá novos membros para o Comsea. O evento conta com a presença de representantes da Superintendência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, do Comsea Estadual, da ONG Comida do Amanhã, das Secretarias Municipal de Saúde, Educação, Participação Social, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Executiva, docentes da UFF, além de convidados da sociedade civil, de instituições socioassistenciais e de grupos de pesquisas.