Codim promove atividades virtuais em campanha pela luta da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Este mês, a equipe do eixo Diversidade da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) da Prefeitura de Niterói promove uma série de atividades virtuais em campanha pela luta da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Os eventos serão online devido às restrições da pandemia do coronavírus.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que é celebrado em 25 de julho, relembra o marco internacional de luta e resistência da mulher para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero.

Em Niterói, o município instituiu a lei 3380, de 17 de dezembro de 2018, que coloca o dia 25 de julho no calendário da cidade. Neste sentido, a Codim promove e fomenta ações específicas com objetivo de dar visibilidade a luta histórica das mulheres negras e suas demandas atuais.

A coordenadora da Codim, Fernanda Sixel, enfatiza que a campanha busca dar visibilidade a pauta das mulheres negras, considerando suas demandas e vivências. Ela destaca que, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), dos 25 países com os maiores índices de feminicídio do mundo, 15 ficam na América Latina e no Caribe, e os dados estão cada vez mais alarmantes.

“Vivemos em uma sociedade, infelizmente, desigual e preconceituosa. Em Niterói, estamos trabalhando, cada vez mais, para fomentar ações que protejam as mulheres. A campanha deste mês convida a sociedade à reflexão, a percepção da desigualdade e a necessária construção de políticas públicas que reconheçam a mulher negra e, de fato, atendam a diversidade feminina”, afirma Fernanda Sixel.

A campanha terá atividades no Instagram da Codim, na página @mulheresniteroi e contará com lives, rodas de conversa e vídeos sobre o tema. A única atividade presencial será a primeira exposição da Codim, “Mulheres Negras da Nossa História”. A visitação será guiada por um representante da Coordenadoria e deverá ser previamente agendada, seguindo todos os protocolos sanitários.

Quem quiser visitar a mostra deve enviar um e-mail paracodimniteroi@gmail.com, informando nome completo, idade, bairro que reside e a data que pretende ir. O agendamento também pode ser feito pelo telefone (21) 98321-0548.

A programação inclui, ainda, a 3ª edição do Círculo Feminino, que trará atividades para lideranças femininas comunitárias de Niterói, e a reinauguração do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), com apresentação de danças africanas e roda de conversa para as equipes que trabalham no espaço e mulheres atendidas no local. Essas atividades presenciais serão com número limitados de pessoas por conta das restrições em função da pandemia e com o objetivo de evitar aglomeração. 

Confira a programação:

10/07 – 10h às 13h – Feira Virtual Negras Potentes

13/07 – 19h – Codim Convida Íris Amâncio.

Tema: “Empoderamento feminino”

15/07 – 1ª Exposição Codim: Mulheres Negras da nossa história

É necessário agendamento prévio

15/07 – 14h – 3ª Edição do Círculo Feminino para lideranças comunitárias

Atividades presenciais terão número limitado de participantes

20/07 – 19h – Codim Convida: Cris Pantoja

Tema: “Superando preconceitos e estereótipos acerca da cultura indígena”

26/07 – Reinauguração do Ceam Neuza Santos

Atividades presenciais terão número limitado de participantes

30/07 – Webinário “Mulher e inovação na vida política”

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support