
Dois projetos de Niterói recebem o Prêmio InovaCidade 2025
Duas iniciativas da Prefeitura de Niterói foram reconhecidas por seu caráter inovador: o programa Previne, da Controladoria Geral do Município, e o projeto de monitoramento da rede de drenagem que utiliza robótica, da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), receberam o Prêmio InovaCidade 2025. A premiação é concedida pelo Instituto Smart City Business America a ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades por meio de inovação e tecnologia.
“Esse reconhecimento nacional reafirma o compromisso de Niterói com uma gestão pública moderna, ética e inteligente. Os projetos premiados mostram que, ao investir em inovação e tecnologia, estamos construindo uma cidade mais justa, segura e preparada para o futuro. Parabenizo as equipes envolvidas por contribuírem ativamente para transformar Niterói em referência de boas práticas no Brasil”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
Instituído por lei em 2020, o Previne tem a missão de disseminar a cultura da integridade em órgãos e entidades municipais de Niterói. Segundo o controlador geral do município, Anderson Peixoto, o programa representa o compromisso contínuo com a ética e a integridade na gestão pública.
“Receber o Prêmio InovaCidade é motivo de grande orgulho para todos nós e reafirma a importância de investir em programas que promovam integridade, compliance e transparência no âmbito da administração pública, resultando na melhoria da qualidade de vida da nossa população. A premiação, concedida por uma instituição de grande prestígio como o Instituto Smart City Business America, reforça que estamos no caminho certo”, garantiu ele.
Já o projeto desenvolvido pela Seconser tem como objetivo modernizar a gestão da infraestrutura de drenagem urbana por meio de tecnologias inovadoras, como vídeo inspeção robótica, sensores inteligentes e georreferenciamento. A iniciativa promove um diagnóstico preciso da rede pluvial e dos corpos hídricos urbanos, contribuindo para o planejamento estratégico de manutenção e prevenção de riscos em períodos chuvosos. É possível identificar obstruções, colapsos, conexões irregulares e desgastes estruturais, subsidiando a tomada de decisões técnicas com base em dados confiáveis.
Para Dayse Monassa, secretária de Conservação e Serviços Públicos de Niterói, receber o Prêmio InovaCidade ressalta a importância de investir em tecnologia e inovação para a gestão da drenagem urbana.
“Enquanto o Brasil ainda enfrenta enormes desafios, com 94,7% dos municípios sem planos diretores de drenagem e investimentos que precisam mais do que dobrar para garantir segurança hídrica, Niterói avança com soluções modernas. Nosso projeto posiciona a cidade como referência em prevenção de riscos e planejamento estratégico”, disse ela.
Foto: Divulgação