Gêmeos do Caramujo se tornam campeões sul-americanos sub-13 de badminton na Colômbia

Os gêmeos Rafael e Samuel de Oliveira Dias se tornaram campeões sul-americanos na categoria sub-13 de dupla masculina de badminton, na cidade de Bucaramanga, na Colômbia. Os meninos são atletas do Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc), projeto da Prefeitura de Niterói que aposta no esporte como ferramenta de transformação social.

O Pesc dispõe de 15 modalidades esportivas: atletismo, badminton e parabadminton, ginástica e funcional fitness, ginástica para a 3ª Idade, levantamento de peso olímpico (LPO), wrestling, skate, futebol, zumba, hóquei sobre grama, tênis de mesa, jiu-jitsu, vôlei, ioga e futmesa.

“Acreditamos no poder do esporte como instrumento de transformação. Ver nossos jovens disputando e ganhando diversas competições dentro e fora do país é a prova de que nosso trabalho está dando resultados”, comemora Sheila Bahia, coordenadora do Pesc. 

Os irmãos Rafael e Samuel (12 anos) de Oliveira Dias somam, juntos, mais de 50 medalhas. Em julho, participaram dos Jogos Pan-Americanos Júnior na Guatemala. Recentemente, foram campeões nacionais sub-13 na categoria dupla. Rafael também conquistou a prata no individual, tornando-se o segundo melhor atleta do Brasil em sua categoria. Rafael e Samuel frequentam o PESC desde 2022.

Com o projeto, os meninos já disputaram competições regionais em São Paulo e Juiz de Fora (MG), além de torneios nacionais em Aracaju (SE), onde conquistaram a primeira medalha, Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Maringá (PR e São Paulo. Para a Colômbia, os irmãos foram acompanhados dos pais, Micheli e André, e da professora e técnica de Badminton, Simone Santos. Com a vitória, os irmãos voltam para casa com três medalhas no peito: ouro na dupla masculina, bronze na simples masculina e prata por equipe.

Inaugurado há cinco anos, o PESC ocupa uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados e conta com quadra poliesportiva coberta, campo de futebol, pista de atletismo e skatepark. A partir da prática esportiva, muitos jovens tiveram a oportunidade de representar o município em competições oficiais, dentro e fora do estado. O espaço promove inclusão por meio do esporte, lazer e atividades sociais, com diversas modalidades oferecidas gratuitamente. A partir dos seis anos de idade, crianças, adolescentes e adultos têm acesso às atividades, que buscam não apenas o desenvolvimento físico, mas também o crescimento social e emocional dos participantes.

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support