Niterói abre concurso de marchinhas contra o assédio a mulheres no Carnaval

A Prefeitura de Niterói está com inscrições abertas, até o dia 9 de fevereiro, para a competição de marchinhas do bloco “Não é Não!”, que tem como tema o combate ao assédio a mulheres no Carnaval. A iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher e da Fundação de Arte de Niterói (FAN) busca promover a criação musical com foco em temas relevantes, como respeito, diversidade e inclusão.

As composições devem contemplar palavras-chave como mulher, prevenção, assédio, respeito e importunação. Para participar, os candidatos precisam ser naturais de Niterói ou residentes na cidade. Em caso de dupla ou grupo, o regulamento exige que 50% dos integrantes sejam mulheres. O vencedor receberá um cachê no valor líquido de R$ 3.500 para executar a marchinha no bloco “Não é Não!”, durante a abertura do Carnaval da cidade, no dia 28 de fevereiro, no Caminho Niemeyer.

A secretária municipal da Mulher, Thaiana Ivia, explica que a competição utiliza a irreverência e a tradição das marchinhas para disseminar mensagens de respeito, empatia e conscientização.

“O Carnaval é uma festa de alegria, mas também um período em que ocorrem muitos casos de importunação sexual contra as mulheres. Pensando nisso, criamos a competição de marchinhas para o bloco ‘Não é Não!’, com o objetivo de combater o assédio e promover um ambiente seguro para todas as niteroienses. Vamos juntos mudar essa cultura e fazer do Carnaval uma festa livre de violência e desrespeito em nossa cidade”, destacou Thaiana, reforçando que a roupa não é um convite e que, depois do não, tudo é assédio.

Micaela Costa, presidenta da Fundação de Arte de Niterói, destacou que a competição reforça a arte como um instrumento poderoso de diálogo e transformação social, unindo a criatividade cultural das artistas da cidade à luta pela segurança, pelo respeito e pela integridade de todas as mulheres.

“A música é uma grande aliada do empoderamento feminino, e Niterói é uma cidade que luta incansavelmente por todos os direitos das mulheres. Valorizamos o exercício pleno da arte em defesa da democracia e convidamos a população a combater o assédio sexual, fortalecendo e afirmando em alto e bom som que ‘Não é Não!’”, ressaltou.

Inscrição

A inscrição é gratuita, e os interessados devem preencher o formulário on-line, disponível no aplicativo COLAB, no site da Prefeitura (niteroi.rj.gov.br) ou da FAN (www.culturaniteroi.com.br), e enviar sua composição.

Além da letra da marchinha, o candidato deve enviar a gravação da música em arquivo de áudio. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail comunicasmcfan@gmail.com.

A participação é proibida para menores de 18 anos, bem como para servidores do município de Niterói, direta ou indiretamente.

Votação e resultado

As marchinhas aprovadas estarão disponíveis para votação pública no aplicativo COLAB entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025. O anúncio da marchinha vencedora será feito no dia 17 de fevereiro, pelas redes oficiais da Prefeitura de Niterói.

A composição mais votada será a campeã e o autor será contratado para a execução da marchinha na abertura do bloco “Não é Não!”, no dia 28 de fevereiro de 2025, no Caminho Niemeyer.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support