Niterói debate desafios e caminhos para o futuro das cidades no século XXI

O auditório do Caminho Niemeyer recebeu, nesta segunda-feira (17), o debate “O Futuro das Cidades no Século XXI, que reuniu lideranças, especialistas e moradores para discutir os desafios e oportunidades de Niterói rumo a 2050. O encontro integra o ciclo de debates do projeto Niterói que Queremos (NQQ) e contou com uma palestra do professor Boaventura de Sousa Santos. A iniciativa faz parte de um processo participativo que já mobilizou mais de 14 mil pessoas em consultas públicas.

Boaventura de Sousa Santos destacou a importância do planejamento urbano participativo e fez críticas aos modelos tradicionais de desenvolvimento. Sociólogo, jurista e ativista português, ele é reconhecido internacionalmente por suas contribuições nas áreas de globalização, sociologia do direito, epistemologia e direitos humanos. É professor emérito da Universidade de Coimbra, acadêmico da Universidade de Wisconsin–Madison e autor de obras renomadas.

O prefeito Rodrigo Neves ressaltou os avanços recentes nas áreas de mobilidade urbana, combate às desigualdades, segurança pública integrada e investimentos em educação e tecnologia.

“Niterói tem mostrado que é possível construir uma cidade que cuida das pessoas, valoriza a participação popular e olha para o futuro com esperança e responsabilidade. Nosso desafio agora é seguir inovando e garantindo qualidade de vida para todos. O Niterói que queremos é uma cidade inclusiva, inovadora, que valoriza sua diversidade e aposta no desenvolvimento sustentável”, afirmou o prefeito.

Ele também mencionou desafios demográficos, como o envelhecimento da população, a necessidade de uma transição econômica sustentável baseada na economia do conhecimento e verde, e a importância de reduzir desigualdades territoriais.

Durante sua fala, Boaventura reforçou a defesa de processos decisórios mais amplos e participativos no planejamento urbano.

“O planejamento ou é participativo, ou não é planejamento. Precisamos de uma participação real, que envolva de fato a população e nos permita pensar um ‘socialismo municipalista’ frente à crise do capitalismo selvagem que vivemos, e também avançar na renaturalização das cidades”, afirmou.

O evento contou ainda com a participação da vice-prefeita Isabel Swan; da secretária de Planejamento, Isadora Modesto; do secretário de Participação Social, Octávio Ribeiro; da secretária de Direitos Humanos, Cláudia Ferreira ; e do procurador municipal, Técio Lins e Silva. Todos destacaram o caráter colaborativo e multidisciplinar do NQQ.

A secretária Isadora Modesto ressaltou o crescimento da participação popular e o engajamento de instituições no fortalecimento de políticas públicas integradas.


“Mais de 14 mil pessoas já participaram da consulta pública ‘Niterói que Queremos’, superando as 10 mil da edição anterior. O processo reforça a importância de envolver a população na discussão sobre transição demográfica e econômica e redução das desigualdades territoriais”, afirmou.

Foto : Evelen Gouvêa

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support