Niterói de Bicicleta

    4 de julho de 2024

    Prefeitura de Niterói inaugura o NitBike, novo sistema de bicicletas compartilhadas da cidade

    A Prefeitura de Niterói inaugurou, nesta quinta-feira (4), o NitBike, o novo sistema de bicicletas compartilhadas da cidade. Nesta primeira…
    25 de maio de 2024

    Bike Fest 2024 celebra a cultura da bicicleta em Niterói

    O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou, neste sábado (25), de um dos eventos mais esperados na cidade para quem…
    20 de maio de 2024

    Niterói Bike Fest 2024: evento celebra a cultura da bicicleta na cidade

    Está chegando o evento mais aguardado pelos amantes da bicicleta e da mobilidade sustentável: o Niterói BikeFest 2024. O festival, que se destaca…
    11 de maio de 2024

    Guardas Municipais do Projeto de ciclopatrulhamento de São Francisco recuperam bicicleta

    Guardas municipais que atuam no projeto piloto de ciclopatrulhamento em São Francisco conseguiram recuperar a bicicleta de uma moradora do…
    26 de março de 2024

    Prefeitura de Niterói e UFF assinam convênio com foco no uso da bicicleta nos acessos e nas instalações da universidade

    A Prefeitura de Niterói e a Universidade Federal Fluminense (UFF) assinaram, nesta terça-feira (26), no Solar do Jambeiro, um convênio…

    Quem Somos

    Há uma década, o Niterói de Bicicleta é o órgão da prefeitura responsável por promover o uso da bicicleta em nossa cidade.
    Trabalhamos de forma participativa para expandir a rede de ciclovias, implementar políticas que garantam o respeito aos ciclistas nas ruas, instalar bicicletários e realizar ações que incentivem a cultura da bicicleta.

    Nossa Missão

    Uma cidade que pedala é mais democrática, acessível, saudável, segura, sustentável e vibrante. Esses são benefícios para todos, ciclistas ou não!
    Os resultados são visíveis nas ruas de Niterói, onde o número de pessoas pedalando mais do que quadruplicou nos últimos anos.
    Contamos com a ciclovia mais movimentada do país, localizada na Avenida Marquês do Paraná graças aos investimentos que a prefeitura de Niterói realizou recentemente.
    Ciclista, você sabia que o Niterói de Bicicleta também é a sua voz na Prefeitura? Estamos de portas abertas para suas sugestões, reclamações e elogios.
    Siga nossas páginas no Instagram e Facebook para saber mais sobre todas as ações que estão acontecendo e aproveite para participar também!

     

    A Coordenadoria

    Quem Somos

    A Coordenadoria

    Niterói, assim como várias cidades de médio e grande porte ao redor do mundo, tem investido nos últimos anos em políticas sustentáveis e inteligentes para reduzir o congestionamento de seu centro urbano. Além da reestruturação e modernização do sistema de transporte público, a política de incentivo ao uso da bicicleta como alimentadora deste sistema, efetivo meio de locomoção para curtas e médias distâncias e para atividades de lazer, tem norteado os projetos de mobilidade atualmente elaborados pelo poder público local.

    Criada em 2013 como Programa Niterói de Bicicleta, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta é um dos 32 projetos estruturadores definidos no plano estratégico municipal Niterói que Queremos. Pensada como uma resposta aos desafios relacionados à mobilidade, ao meio ambiente e, de forma mais ampla, à qualidade do espaço urbano de Niterói, o programa tem como objetivos: estimular a cultura cicloviária na cidade; contribuir para a qualidade do ar, diminuindo a emissão de carbono; promover o transporte ativo, tornando a mobilidade urbana segura, equânime e democrática; além de contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável. Uma das iniciativas pertencentes à Vice-Prefeitura de Axel Grael, durante o primeiro mandato de Rodrigo Neves, o Niterói de Bicicleta seguiu seu idealizador, integrando tanto a Secretaria Executiva quanto a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão.

    Desde a criação do Programa Niterói de Bicicleta, o uso das bicicletas nos deslocamentos diários da população cresceu expressivamente. Na Avenida Amaral Peixoto, por exemplo, o número diário de ciclistas quadruplicou entre 2015 e 2019. Hoje, as bicicletas são parte indissociável do cenário urbano da cidade. Niterói tornou-se uma cidade que pedala e demanda cada vez mais ações do poder público para garantir a circulação segura desse meio de transporte. Essas pautas beneficiam todos os cidadãos, ciclistas ou não, ao promoverem melhorias como a qualidade do ar, a redução do congestionamento e um espaço urbano mais seguro e amigável. A bicicleta também é uma ferramenta de inclusão socioespacial, por ser um transporte barato que amplia o acesso à cidade.

    A criação da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, em fevereiro de 2021, através do decreto 13.899, é uma resposta a essa mudança de paradigma. A coordenadoria foi instituída para consolidar e fortalecer os esforços por uma Niterói mais ciclável, operacionalizando os compromissos assumidos no plano de governo de Axel Grael em relação ao uso da bicicleta. Já neste ano, enfrentará desafios importantes, como o reforço nas campanhas educativas, a implantação de novas ciclovias e ciclofaixas, e a licitação do sistema de bicicletas compartilhadas na cidade, entre outros.

    O novo órgão será alocado na Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade, que ficará responsável pelo planejamento, monitoramento e execução das ações de promoção da mobilidade por bicicleta em Niterói. A coordenadoria contará com setores específicos para a infraestrutura cicloviária, educação e comunicação, além da gerência do Bicicletário Arariboia, localizado junto à estação das barcas. Outra meta importante será o fortalecimento dos canais de comunicação com a sociedade civil, para facilitar o encaminhamento de demandas de manutenção e a implantação de projetos, além de promover o diálogo e a colaboração com a sociedade civil organizada.

     Estrutura da Coordenadoria

    “Estrutura da Coordenadoria”:

    A Coordenadoria Niterói de Bicicleta é o órgão da Prefeitura Municipal de Niterói (RJ) responsável por promover a mobilidade por bicicleta no município, compondo a Subsecretaria de Mobilidade Urbana/Secretaria de Urbanismo e Mobilidade.

    Atua de forma participativa, desde o planejamento até a sua execução, na condução da estruturação da malha cicloviária, de ações de estímulo à cultura da bicicleta e avaliação da política pública. Ao visar uma maior eficácia e foco destas linhas de atuação, a Coordenadoria encontra-se organizada nas seguintes partes: Diretoria de Infraestrutura Cicloviária; Diretoria de Educação e Comunicação; Assessoria Administrativa e Orçamentária; Assessoria de Comunicação e Gestão de Avaliação e Impacto.

    Diretoria de Infraestrutura Cicloviária:

    Abrange todas as ações relacionadas ao planejamento de infraestrutura física adequada para que ciclistas possam se locomover e estacionar suas bicicletas com segurança e conforto. Esta infraestrutura deve atender às vocações, necessidades e limitações de cada região da cidade e às normas e padrões de construção e sinalização definidas no Manual de Infraestrutura Cicloviária de Niterói.

    Diretoria de Educação e Comunicação Cicloviária:

    Abrange todas as ações que buscam influenciar a cultura e o comportamento da população e dos visitantes de Niterói, promovendo a bicicleta como meio de transporte para curtas e médias distâncias, além de atividades de lazer. Além da organização de eventos focados na mobilidade por bicicleta, outras atividades realizadas pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta incluem ações de estímulo e conscientização sobre o uso seguro da bicicleta. Disseminar informações sobre as principais regras para uma convivência harmoniosa no trânsito, envolvendo motoristas, ciclistas e pedestres, também faz parte do escopo da Coordenadoria.

    Assessoria Administrativa e Orçamentária:

    Gestão administrativa e operacional da coordenadoria, gerenciando recursos, processos internos e garantindo o cumprimento de metas. Ela também organiza o planejamento financeiro, acompanha contratos e presta suporte na implementação das políticas e projetos voltados para a mobilidade cicloviária na cidade.

    Assessoria de Comunicação:

    A função da Assessoria de Comunicação da Coordenadoria Niterói de Bicicleta é planejar e executar estratégias de comunicação para promover o uso da bicicleta na cidade. Ela é responsável pela gestão das redes sociais, divulgação das ações, campanhas educativas e eventos, além de fomentar a conscientização sobre a mobilidade cicloviária, garantindo o diálogo com a sociedade e a transparência das atividades da coordenadoria.

    Gestão de Avaliação e Impacto:

    A função da Gestão de Avaliação e Impacto da Coordenadoria Niterói de Bicicleta é monitorar, analisar e medir os resultados das ações e políticas implementadas pela coordenadoria. Isso inclui avaliar o impacto das iniciativas de mobilidade cicloviária na cidade, como o aumento do uso de bicicletas, a segurança no trânsito e os benefícios ambientais, visando ajustar e aprimorar os projetos para atingir os objetivos estabelecidos.

     

    CONTABIKE

     

    Conheça o CONTABIKE: o maior sistema de monitoramento de ciclistas do país. Um sistema composto por 10 contadores automáticos posicionados em pontos estratégicos para a coleta contínua de dados sobre o uso da bicicleta na cidade. Esses dados são fundamentais para entender melhor o comportamento e as necessidades dos ciclistas em nossa cidade.









    O que é?

    O Bike Segura é um programa da Prefeitura de Niterói, que através da Guarda Municipal e da Niterói de Bicicleta, busca otimizar a recuperação de bicicletas furtadas ou roubadas.
    Para isso, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta criou um sistema de integração entre o banco de dados do Bicicletário Arariboia, localizado no Centro de Niterói, e o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), da Prefeitura. O registro do número do chassi e das informações adicionais permitirá a localização de proprietários de bikes recuperadas pelo Cisp.

    O Selo Niterói Amigo da Bicicleta foi criado pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta da Prefeitura Municipal de Niterói. A iniciativa de criação do selo busca incentivar a adoção de práticas e disponibilização de serviços de suporte à bicicleta por parte de estabelecimentos comerciais privados. Em contrapartida, será criado um selo a ser oferecido aos empreendimentos que terão a identificação de seu negócio exposta no guia e plataforma de cicloturismo no formato de lista.

    O selo será emitido e mantido pela Prefeitura Municipal de Niterói. Pretende-se melhorar a receptividade aos cicloturistas, ampliar o leque de serviços oferecidos e fomentar a economia da bicicleta na cidade através desta. A empresa terá como incentivo à participação a publicidade positiva recebida, sua divulgação em aplicativos e demais listagens. Os ciclistas, portanto, terão no uso das empresas cadastradas a possibilidade de receber vantagens e comodidades.

    Seja você também um Estabelecimento Amigo da Bicicleta!

    Estabelecimentos amigos da bicicleta

    Nitbike

    Conheça o sistema público de bicicletas compartilhadas desenvolvido para proporcionar à cidade de Niterói uma alternativa de transporte sustentável, saudável e ecologicamente amigável, subsidiado pela Prefeitura de Niterói. Nitbike, esse foi o nome vencedor, com 5.240 votos via consulta pública na plataforma Colab.

    O sistema contará com 50 estações (46 para adultos e quatro para crianças), e cerca de 600 bicicletas. As estações estarão localizadas em um raio de 5 km a partir do Centro de Niterói, alcançando bairros da região Norte e Praias da Baía: Fonseca, Barreto, Engenhoca, São Lourenço, Santana, Ponta d’ Areia, São Domingos, Gragoatá, Boa Viagem, Ingá, Icaraí, Vital Brasil e Santa Rosa.

    A maior estação será a Arariboia, fazendo integração com a Estação das Barcas, que contará com 70 vagas. Serão implantadas também estações próximas aos campus da UFF e outras universidades da região, assim como estações mirins no Horto do Fonseca, Campo de São Bento, Boa Viagem e Caminho Niemeyer.

    Como será feito o acesso e uso das bicicletas?

    O desbloqueio das bikes será feito através de aplicativo e site na internet. As estações e bicicletas conterão um QR code para acessá-lo, onde o usuário deverá fazer um cadastro, e a partir de então poderá desbloquear as bicicletas.
    De segunda à sábado, as viagens são livres até 60 minutos, com intervalos de pelo menos 15 minutos entre elas, ultrapassando o tempo de 60 minutos serão tarifadas à parte, o valor de R$8,00 por cada 60 minutos ou fração desse tempo excedentes.

    Aos domingos e feriados, as viagens são livres até 90 minutos, com intervalos de pelo menos 15 minutos entre elas, mesma regra de tarifação.
    A devolução da bicicleta pode ser realizada em qualquer estação, escolha uma posição livre, encaixe a bicicleta e verifique se a mesma está devidamente travada.

    Como fica a segurança?

    Se você tiver algum problema com a bicicleta ou estações, poderá nos avisar a qualquer momento através de ligação ou mensagem. Haverá ainda câmeras em todas as estações com transmissão ao vivo, e alarmes que poderão ser ativados remotamente, para garantir a segurança.
    Em caso de danos à bicicleta não notificados, será aplicada uma multa ao último usuário registrado pelo aplicativo.

    Polo Cicloviário Arariboia

    O Polo Cicloviário Arariboia foi criado para administrar o Bicicletário Arariboia, que oferece uma estrutura para estacionamento seguro de mais de 400 bicicletas, no Centro da cidade, e também promover a cultura pró bicicleta em toda Niterói, através de programas educacionais, eventos culturais e campanhas de conscientização.

    A missão do Polo é ser um centro de estímulo à cultura e educação cicloviárias promovendo uma mudança de paradigma em relação à mobilidade urbana da cidade, estimulando o uso da bicicleta para locomoção, turismo, lazer, esporte e como meio de geração de renda, inclusão social e desenvolvimento econômico, além da promover a segurança viária para toda população.

    Funcionamento
    De segunda à sexta: de 06h às 23h
    Sábado: De 07h às 18h
    Domingo: Fechado

    – As bicicletas deverão estar trancadas no interior do bicicletário.
    – O tempo máximo de permanência de bicicletas é de 72 horas.

    Cadastro
    Os cadastros também estão abertos e podem ser realizados no horário de funcionamento normal.
    Para realização do cadastro é necessário portar os seguintes documentos:
    Documento com foto;
    Estar portando a bicicleta que será cadastrada*.
    * é necessário um cadastro por bicicleta
    * o cidadão pode ter mais de uma bicicleta cadastrada por CPF

    Contato

    Endereço: Rua Coronel Tamarindo 31 Gragoatá
    Niterói RJ

    Telefone: 21 2620-0403
    Ramal Setor de Infraestrutura Cicloviária: 521
    Ramal Educação e Comunicação: 522
    E-mail: niteroidebicicleta.info@gmail.com

     

    Siga-nos em nossas redes sociais, e fique por dentro de todas as novidades!

     

    Botão Voltar ao topo
    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support