Niterói, assim como várias cidades de médio e grande porte ao redor do mundo, tem investido nos últimos anos em políticas sustentáveis e inteligentes para reduzir o congestionamento de seu centro urbano. Além da reestruturação e modernização do sistema de transporte público, a política de incentivo ao uso da bicicleta como alimentadora deste sistema, efetivo meio de locomoção para curtas e médias distâncias e para atividades de lazer, tem norteado os projetos de mobilidade atualmente elaborados pelo poder público local.
Criada em 2013 como Programa Niterói de Bicicleta, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta é um dos 32 projetos estruturadores definidos no plano estratégico municipal Niterói que Queremos. Pensada como uma resposta aos desafios relacionados à mobilidade, ao meio ambiente e, de forma mais ampla, à qualidade do espaço urbano de Niterói, o programa tem como objetivos: estimular a cultura cicloviária na cidade; contribuir para a qualidade do ar, diminuindo a emissão de carbono; promover o transporte ativo, tornando a mobilidade urbana segura, equânime e democrática; além de contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável. Uma das iniciativas pertencentes à Vice-Prefeitura de Axel Grael, durante o primeiro mandato de Rodrigo Neves, o Niterói de Bicicleta seguiu seu idealizador, integrando tanto a Secretaria Executiva quanto a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão.
Desde a criação do Programa Niterói de Bicicleta, o uso das bicicletas nos deslocamentos diários da população cresceu expressivamente. Na Avenida Amaral Peixoto, por exemplo, o número diário de ciclistas quadruplicou entre 2015 e 2019. Hoje, as bicicletas são parte indissociável do cenário urbano da cidade. Niterói tornou-se uma cidade que pedala e demanda cada vez mais ações do poder público para garantir a circulação segura desse meio de transporte. Essas pautas beneficiam todos os cidadãos, ciclistas ou não, ao promoverem melhorias como a qualidade do ar, a redução do congestionamento e um espaço urbano mais seguro e amigável. A bicicleta também é uma ferramenta de inclusão socioespacial, por ser um transporte barato que amplia o acesso à cidade.
A criação da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, em fevereiro de 2021, através do decreto 13.899, é uma resposta a essa mudança de paradigma. A coordenadoria foi instituída para consolidar e fortalecer os esforços por uma Niterói mais ciclável, operacionalizando os compromissos assumidos no plano de governo de Axel Grael em relação ao uso da bicicleta. Já neste ano, enfrentará desafios importantes, como o reforço nas campanhas educativas, a implantação de novas ciclovias e ciclofaixas, e a licitação do sistema de bicicletas compartilhadas na cidade, entre outros.
O novo órgão será alocado na Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade, que ficará responsável pelo planejamento, monitoramento e execução das ações de promoção da mobilidade por bicicleta em Niterói. A coordenadoria contará com setores específicos para a infraestrutura cicloviária, educação e comunicação, além da gerência do Bicicletário Arariboia, localizado junto à estação das barcas. Outra meta importante será o fortalecimento dos canais de comunicação com a sociedade civil, para facilitar o encaminhamento de demandas de manutenção e a implantação de projetos, além de promover o diálogo e a colaboração com a sociedade civil organizada.