Potência feminina no audiovisual é tema de debate em Niterói

A potência feminina nas telas, por trás das câmeras e na construção de novas narrativas foi tema de debate em Niterói. O evento “Vozes que transformam: mulheres no audiovisual”, realizado esta semana, no Cine Arte UFF, em Icaraí, reuniu representantes da Prefeitura e do mercado cultural para falar dos desafios, das conquistas e do futuro do audiovisual como ferramenta de transformação social.

Organizado pelas secretarias da Mulher e de Economia Criativa e Ações Estratégicas, o bate-papo também tratou do poder do apoio público e de políticas como o Programa Niterói Audiovisual (NAV) para dar voz às histórias da cidade.

“A arte tem o poder de provocar reflexões, emocionar e transformar realidades. Niterói é um verdadeiro celeiro de cultura, na nossa história e gente. O programa NAV chega com o propósito de fomentar o audiovisual, e toda a cadeia produtiva ativa, gerando formação e oportunidades para uma economia criativa e potente. E com certeza a presença das mulheres faz toda a diferença, por isso celebro as nossas produtoras de cultura da cidade”, afirmou Fernanda Sixel Neves, primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados.

A secretária da Mulher, Thaiana Ivia, ressaltou a importância da participação feminina no mercado audiovisual.

“É inspirador ver tantas mulheres ocupando o audiovisual em Niterói com talento, criatividade e coragem. Esse espaço, que historicamente foi masculino, está sendo transformado pela presença feminina — e isso precisa ser celebrado e fortalecido. As mulheres têm o direito de contar suas próprias histórias, de estarem atrás das câmeras, nos roteiros, na produção e na direção. Onde houver mulheres criando, construindo e narrando, a Secretaria da Mulher estará junto, apoiando e reafirmando: lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive no audiovisual da nossa cidade”, disse Thaiana.

Antes do debate, foi exibido o curta-metragem “Fora da caixa”, da atriz e roteirista Dani Fritzen. A trama explora temas como transformação pessoal, escolhas e a busca por felicidade, incentivando as mulheres a se libertarem de padrões limitantes. 

“O filme está começando a fazer seu percurso pelos festivais no Brasil e fora do país. Vamos torcer, espero que ele consiga tocar muitos corações. É uma história que fala muito em entrelinhas, metáforas e silêncios. Acho que cada um reage a isso de uma forma diferente”, observou Dani Fritzen.

“Fora da caixa” contou com o apoio da Prefeitura de Niterói para ser produzido. Já o NAV, lançado em junho deste ano, tem como pilares o fomento à produção, a valorização da memória audiovisual, a capacitação profissional, a inovação tecnológica e o fortalecimento da economia criativa e do turismo cultural. A proposta é transformar o setor audiovisual em motor de desenvolvimento sustentável, gerando impacto direto na economia, na cultura e na educação.

Foto: Cláudio Fernandes

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support