Prefeito Rodrigo Neves realiza reuniões com diretorias mundiais da ENEL e da TIM

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, concluiu agenda de dois dias na Itália com diretores das empresas nas sedes mundiais da ENEL e da TIM em Roma, e foi recebido pelo Embaixador do Brasil nesta quinta-feira (29). A agenda teve como foco a melhoria de serviços essenciais à população e busca de investimentos para infraestrutura e desenvolvimento de Niterói.

Durante as reuniões, o prefeito destacou a importância da ampliação dos investimentos em infraestrutura e distribuição de energia elétrica e telecomunicações para acompanhar a demanda de Niterói, garantir mais qualidade de vida para a população e fortalecer a atratividade para o setor privado.

“Estivemos na sede mundial da ENEL e da TIM para reforçar algo que é essencial para os cidadãos e empresas de Niterói: a melhoria dos serviços de distribuição de energia elétrica e de telecomunicações. Em 2025 através da parceria com a TIM conseguimos fazer de Niterói a 1° no Estado do Rio a ter todos bairros e regiões com a tecnologia 5G e garantimos em outubro a implantação da nova diretoria operacional da ENEL com centenas de funcionários e eletricistas no bairro do Barreto. Nas reuniões hoje apontamos a necessidade e oportunidade de novos investimentos na infraestrutura e equipes para acompanhar o crescimento da cidade, que tem atraído cada vez mais novas empresas e empreendimentos”, afirmou Rodrigo Neves.

A diretora Global de Relações Institucionais da TIM, Sabina Strazzullo e o chefe de Technology Officer da Telecom Italia (TIM), Leonardo Capdeville, agradeceram a visita do prefeito e destacaram que o Brasil é um dos principais mercados da TIM e que a empresa está disposta em investir em Niterói.

Na sede mundial da ENEL, Rodrigo Neves solicitou um plano de melhorias e de ampliação da capacidade da distribuição do sistema elétrico do município, levando em conta o aumento da demanda pela população e do setor de serviços e industrial nos últimos anos. Ele também apresentou o Distrito de Inovação como um projeto prioritário da cidade, voltado à transição da economia para um modelo baseado no conhecimento, na tecnologia e na inovação.

“Apresentamos o Distrito de Inovação de Niterói, que será inaugurado este ano na nova Cantareira e é estratégico para a transição de nossa economia e para revitalização completa da região central de Niterói”, completou.

O prefeito convidou a TIM e ENEL – que teve a concessão renovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica recentemente – a investirem no Distrito de Inovação de Niterói, reforçando a iniciativa como uma oportunidade para pesquisa e desenvolvimento no setor elétrico e de telecomunicações no Brasil e na América Latina. 

O Diretor Geral de Relações Externas da ENEL, Niccolò Mardegan, destacou a relevância da operação da Enel Rio para o grupo e sinalizou compromisso para novos investimentos em Niterói.

“Niterói é uma grande referência para a ENEL. Agradecemos a visita do Prefeito e estamos à disposição para realizar todos investimentos que tragam resultados concretos rapidamente para a cidade”, afirmou.

Também participaram do encontro o gerente de Relações Internacionais da Enel, Ricardo Pozzi, e o coordenador de Estratégia e Planejamento de Assuntos Institucionais e Governança Internacional, Filippo Alberganti.

A secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benicio, ressaltou o reconhecimento internacional da gestão de Niterói e o interesse das empresas no projeto do Distrito de Inovação.

“É motivo de muito orgulho ver como a boa gestão e o trabalho sério da Prefeitura de Niterói são reconhecidos internacionalmente. O projeto do Distrito de Inovação da Cantareira despertou grande interesse das duas empresas. Elas acreditaram nessa iniciativa e demonstraram disposição para estarem conosco na consolidação desse novo polo de inovação e desenvolvimento do país”, destacou.

A agenda do prefeito Rodrigo Neves incluiu reunião na Embaixada do Brasil na Itália. No encontro, o prefeito apresentou as articulações realizadas com a Enel e a TIM e os avanços do projeto do Distrito de Inovação de Niterói. O embaixador brasileiro, Renato Mosca de Souza, se comprometeu a atuar para o fortalecimento das relações entre Niterói e as empresas italianas e a viabilização dos investimentos anunciados.

Distrito de Inovação da Cantareira – o Distrito é um projeto estruturante que visa criar um ecossistema integrado para pesquisa, desenvolvimento e negócios de alta tecnologia. O espaço será físico e virtual, projetado para atrair empresas de base tecnológica, startups e programas de pesquisa, em integração com as universidades e empresas. A gestão do Distrito será realizada em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), firmada para atrair investimentos privados.

A Prefeitura de Niterói segue trabalhando para que a entrega do Distrito de Inovação, previsto para o primeiro semestre de 2026, consolide um legado de economia moderna e baseada no conhecimento para as futuras gerações.

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support