Prefeito Rodrigo Neves sanciona lei que institui 23 de abril como o Dia Municipal do Choro

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, sancionou, neste sábado (26), a lei que institui o Dia Municipal do Choro em 23 de abril. Desde 2000, nesta data é celebrado o compositor, arranjador e maestro Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, autor de clássicos da música brasileira como “Carinhoso”. O 23 de abril é o Dia Nacional do Choro e agora Niterói sanciona uma lei municipal em homenagem ao gênero musical.

Ao lado da cantora Leila Pinheiro, que havia terminado um show, o prefeito sancionou a nova lei no Reserva Cultural, um dos locais de apresentações do III Festival Internacional de Choro de Niterói, que começou na quarta-feira (23) e termina neste domingo (27). O projeto de lei 00052/2025 é de autoria do vereador Sylvio Maurício de Freitas. O vereador esteve presente no evento, assim como a presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Micaela Costa, e o secretário de Economia Criativa e Ações Estratégicas, André Diniz.

O prefeito Rodrigo Neves destacou a homenagem de Niterói ao choro.

“Niterói é uma cidade que pulsa cultura e arte. A gente vai continuar apoiando muito a cultura, que é um elemento indutor do desenvolvimento e da autoestima de Niterói. O choro é uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil. Ao ter o Dia Municipal do Choro, Niterói presta uma homenagem a esta manifestação extraordinária e consagra o Festival Internacional de Choro como parte do nosso calendário de eventos”, afirmou Rodrigo Neves.

Festival de Choro – O III Festival Internacional de Choro de Niterói é realizado pela Prefeitura. O evento surgiu com o objetivo de se tornar uma tradição e potencializar a cena local de um dos ritmos mais tradicionais do Brasil.

Organizada pela Fundação de Arte de Niterói (FAN), a iniciativa promove shows de artistas consagrados. Ao todo, mais de 60 artistas se apresentam em diversos pontos da cidade, levando, até este domingo (27), música para o Mercado Municipal, o Reserva Cultural, a Sala Nelson Pereira dos Santos, o Campo de o Bento e o Horto do Barreto.

O festival vai terminar neste domingo (27) com uma apresentação de Hamilton de Holanda, na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural. No mesmo local, o público pode visitar uma exposição sobre os ícones do choro nacional, com caricaturas feitas pelo artista Renato Aroeira. O Reserva Cultural conta ainda com uma área gastronômica com food trucks e cervejas artesanais produzidas na cidade.

A programação completa e mais informações estão disponíveis no site https://culturaniteroi.com.br/festivaldechorodeniteroi/ e nas redes da Prefeitura e da Cultura Niterói.

ID Rio Festival – Antes de sancionar a nova lei no Reserva Cultural, o prefeito Rodrigo Neves esteve no ID Rio Festival 2025. O evento acontece até este domingo (27) em uma grande estrutura montada na Praia de Icaraí e reúne moda, gastronomia, empreendedorismo e cultura. Neste sábado, o ID Rio Festival 2025 teve a apresentação do cantor Vitor Kley.

Foto: Luciana Carneiro

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support