Prefeitura de Niterói e Firjan firmam parceria histórica para gestão do Distrito de Inovação

A Prefeitura de Niterói e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) deram mais um passo decisivo na consolidação da cidade como polo de inovação e tecnologia. Nesta terça-feira (20), as instituições selaram uma parceria estratégica para a futura gestão do Distrito de Inovação, que está sendo implantado pelo município no histórico complexo da Estação Cantareira, no bairro São Domingos. O projeto, que já conta com a adesão de gigantes tecnológicos, como Nvidia e IBM, tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026 e será um espaço físico e virtual voltado para atrair empresas de base tecnológica, startups e programas de pesquisa e desenvolvimento.

A cooperação foi oficializada durante reunião entre o prefeito Rodrigo Neves, a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício, o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, e o diretor da instituição, Alexandre dos Reis. No encontro, os participantes reafirmaram o compromisso de atrair investimentos privados e transformar o ambiente de negócios da cidade.

“Estamos escrevendo um novo capítulo na história de Niterói. Esta parceria com a Firjan para a gestão do Distrito de Inovação materializa nosso compromisso de transformar a cidade em um polo de conhecimento, atração de investimentos e geração de oportunidades de alto valor. Estamos criando um legado de economia moderna para as futuras gerações”, declarou o prefeito Rodrigo Neves.

A nova fase amplia uma colaboração já existente entre a Prefeitura e a Firjan, que, em novembro de 2025, inauguraram a primeira “Casa Smart” em Niterói — um centro de formação profissional em tecnologia, com cursos de robótica, inteligência artificial e desenvolvimento de software. O Distrito de Inovação de Niterói surge como um macroambiente que abrigará iniciativas semelhantes em escala ampliada, com foco na geração de empregos de alta qualificação e oportunidades, especialmente para os jovens.

O presidente da Firjan destacou a importância do projeto da Prefeitura, que vai transformar a cidade em um hub quântico, conectando empresas, startups, governo e universidades para a aplicação de tecnologias baseadas na física quântica, como computadores, sensores, ressonância magnética e criptografia.

“É um projeto inovador e único na América do Sul, que vai projetar Niterói como um hub quântico. Esse é o motivo de muita alegria e satisfação em poder cooperar e participar da construção desse Distrito de Inovação. Participaremos da gestão desse distrito para atender não só à iniciativa privada, como também ao setor público”, destacou Luiz Césio Caetano.

A secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício, reforçou a ambição do projeto:

“A gente vem construindo o projeto do Distrito de Inovação de Niterói há um ano, com parceiros de peso, reunindo o que temos de melhor em pesquisa. A Firjan agora entra como parceira para trazer o mercado para junto do projeto, porque não faz sentido deixar de entregar soluções viáveis para o mercado a partir de toda a pesquisa que a gente faz. A Firjan entra para fechar esse ciclo, que é fazer um processo de inovação completo”, destac

Foto: Evelen Gouvêa 

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support