Prefeitura de Niterói se reúne com Ministério da Justiça para apresentar ações da parceria entre Codim e Guarda Municipal

A coordenadora da Codim – Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres -, Fernanda Sixel, se reuniu nessa quarta (11) com o diretor do Ministério da Justiça e Cidadania , Raphael Costa e com a coordenadora do Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania,) Tamires Sampaio. No encontro, realizado em Brasília, foram apresentados os projetos desenvolvidos em Niterói em parceria com a Guarda Municipal. Futuros projetos a serem desenvolvidos juntamente com o Pronasci e com a Guarda Municipal de Niterói também foram discutidos.

Entre os já existentes está o Treinamento Lilás, uma capacitação oferecida a todos os agentes da Guarda para oferecerem um atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência. O treinamento se tornou tão importante que o tema ‘Mecanismos de Proteção à Mulher em Situação de Violência’ virou disciplina e parte da grade curricular do curso da Guarda Municipal de Niterói. Os agentes aprendem sobre tópicos como: o papel social da mulher, direitos e políticas públicas e estatísticas de violência contra a mulher, além de outros assuntos como mecanismos de proteção e desigualdade de gênero.

Para a coordenadora da Codim, o encontro foi um importante avanço na construção de políticas e parcerias para o enfrentamento às violências contra as mulheres: “É uma alegria ver a retomada de um programa fundamental na prevenção das violências como o Pronasci. Em Niterói atuamos de forma muito parceira com a Guarda Municipal para ampliar nossa rede de proteção às mulheres e queremos ampliar ainda mais nossas ações, não só com a Guarda, mas também em parceria com o governo federal”, destacou Fernanda Sixel.

A coordenadora da Codim estava acompanhada da subsecretária executiva de Niterói, Marcilene Souto, e das guardas municipais Vanessa Herval e Luciana Alves.

“Estamos muito felizes de representar a Guarda Municipal de Niterói, nessa reunião em Brasília. Para nós, é muito importante termos nosso trabalho reconhecido. Saímos daqui com a certeza de que, com a parceria com a Codim e o apoio do governo federal, podemos realizar muito mais. Estar em Brasília, em reunião com a Tamires, responsável pelo Pronasci, foi além das nossas expectativas, foi a materialização dos esforços de cada agente que compõe a nossa Guarda Municipal de Niteró”, destaca Luciana Alves.

O Pronasci foi criado em 2007 e é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O programa foi relançado em março deste ano após sucessivos cortes de recursos e esvaziamento das ações em governos anteriores.
.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support