Prefeitura de Niterói terá novo Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados com a UFF

A Prefeitura de Niterói e a Universidade Federal Fluminense (UFF) vão lançar, em 2026, uma nova edição do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), iniciativa que integra o conhecimento acadêmico ao planejamento estratégico municipal para desenvolver políticas públicas inovadoras.

O PDPA articula a produção universitária com o plano “Niterói que Queremos” e estimula a criação de projetos que resultem em melhorias concretas na vida da população, em áreas como saúde, inovação, inclusão e eficiência na gestão pública. A nova edição está prevista para ser lançada na segunda quinzena de março, com investimento estimado em cerca de R$ 30 milhões por parte da Prefeitura de Niterói, contemplando departamentos e pesquisadores de diversas áreas da UFF.

“A UFF e a Prefeitura são duas das principais instituições públicas de Niterói e, ao longo dos últimos anos, consolidamos uma cooperação que é a melhor da nossa história. A universidade está completando 65 anos e não tenho dúvida de que este é o melhor momento de diálogo, parceria e cooperação entre a UFF e a Prefeitura. Esse trabalho conjunto já se traduz em muitas conquistas para a cidade e também para a própria universidade. A palavra que define essa relação é cooperação, e tenho certeza de que 2026 será um ano ainda melhor para essa parceria”, destaca o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Antes disso, em janeiro, Prefeitura e UFF vão assinar um acordo de cooperação para organizar a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá em Niterói no meio do ano e deverá receber mais de 50 mil cientistas e pesquisadores de todo o país.

“O sucesso dessa parceria se explica pela forma como o prefeito compreende o papel da universidade. Temos uma visão muito semelhante: a cooperação precisa ser boa para os dois lados. Este é um momento em que ambos entendemos claramente o valor de ter uma universidade forte em Niterói e, ao mesmo tempo, o quanto a interação com a Prefeitura legitima e fortalece a UFF, tornando-a ainda mais relevante na missão de transformar a vida das pessoas. Quando trabalhamos guiados por missões comuns, ganhamos sinergia. Não existe competição ou disputa de protagonismo; cada instituição cumpre sua missão e, juntas, fazemos muito mais do que faríamos separadamente”, reforça o reitor Antonio Claudio da Nóbrega.

Ainda no início do ano, a Prefeitura realizará o pagamento da nova turma do Aluguel Universitário, benefício que vai contemplar cerca de mil estudantes — a maioria da UFF —, logo na primeira semana de retorno das atividades acadêmicas.

Entre os projetos conjuntos previstos para 2026 também está a inauguração do Polo de Inovação da Cantareira, programado para abril.

Foto: Evelen Gouvêa

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support