Prefeitura de Niterói inaugura no Centro “Espaço Ecosol”, dedicado a Economia Solidária

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária de Niterói inaugurou nesta terça-feira (30) no Centro da cidade o “Espaço Ecosol”. O local é gerido em parceria com o Fórum de Economia Solidária de Niterói e será dedicado à exposição e comercialização de produtos, além da  realização de oficinas, capacitações, palestras, debates, reuniões e atividades culturais.

O espaço na Rua José Clemente 33, no Centro,  conta com 400 metros quadrados, uma loja no térreo e um espaço educativo no segundo andar. Além do Circuito Arariboia, que possui oito feiras semanais para o escoamento da produção local, a cidade conta agora o “Espaço Ecosol” para a compra de artesanato, utilidades, vestuários, gastronomia popular, frutas, legumes e hortaliças agroecológicas e orgânicas. Atualmente, são mais de 1800 empreendimentos de economia solidária cadastrados na Casa Paul Singer.

Para o secretário de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, o Espaço Ecosol vai ser mais um instrumento de valorização da produção local, da garantia da geração de trabalho e renda de maneira autogestionária e sustentável.

“Para o Circuito Arariboia de Feiras da Economia Solidária, a gente lançou o segundo edital de fomento e, hoje, a gente coroa esse trabalho, até aqui, com a inauguração do “Espaço Ecosol”, essa loja que tem algumas características que são fundamentais. Aqui, a prefeitura pegou na mão do movimento social e caminhamos juntos, para fazermos um espaço que atendesse a demanda dos trabalhadores. Esse espaço aqui não é da prefeitura, é de todos os militantes da economia solidária da cidade de Niterói. É uma conquista da nossa sociedade”, afirmou Elton Teixeira.

As atividades do “Espaço Ecosol” terão o acompanhamento das equipes do Banco Arariboia. O subsecretário de Economia Solidária, Maicon Carlos, destaca que o novo empreendimento vai gerar mais renda para quem precisa.

“Esse espaço é uma demanda do movimento social sendo atendida. Além de gerar renda para os trabalhadores da economia criativa, vai contribuir para levar produtos de qualidade, artesanais e locais para a população”, acrescenta  Maicon Carlos.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support