Prefeitura abre participação social para construção do novo ciclo do Pacto Niterói Contra a Violência

A Prefeitura de Niterói deu início, nesta terça-feira (12), a uma série de plenárias populares e encontros temáticos para construir, de forma participativa, o novo ciclo do Pacto Niterói Contra a Violência, que abrangerá o período de 2025 a 2030. O objetivo é ouvir moradores e especialistas para definir diretrizes que consolidem os avanços, enfrentem os novos desafios da segurança pública e estimulem uma cultura de paz na cidade. Mais informações podem ser encontradas no site pactocontraaviolencia.niteroi.rj.gov.br.

O prefeito Rodrigo Neves disse que Niterói já tem índices de cidade desenvolvida, mas que é preciso avançar mais e seguir sendo referência para o Rio e para o Brasil.

“Niterói já foi mais violenta que o Rio, mas agora vivemos um novo ciclo. Estamos avançando na construção de um código de convivência entre vizinhos, uma política de prevenção à violência baseada no respeito. Isso é um passo civilizatório. Investimos mais de 200 milhões e o Viradouro hoje é outra realidade. Implantamos escola técnica, plataforma digital, Território da Juventude, disputando cada jovem com o crime”, destacou o prefeito acrescentando que serão criados novos programas para a juventude, além do avanço na segurança com mais tecnologia e uso de drones integrado com a Polícia e a Guarda Municipal.

Criado em 2018, o Pacto é uma política pública pioneira no Brasil e referência nacional em segurança cidadã. Entre 2018 e 2024, a Prefeitura investiu mais de R$ 820 milhões em 18 projetos nas áreas de prevenção, policiamento e justiça, convivência e engajamento comunitário, além de ação territorial integrada. O Pacto beneficiou mais de 50 mil jovens com iniciativas como Território da Juventude, Niterói Jovem EcoSocial, Programa Aprendiz Musical e Espaço Nova Geração.

Entre os resultados obtidos pelo primeiro ciclo do Pacto, entre 2018 e 2024, estão a redução de 67,86% nos homicídios; queda de 75,89% nos roubos de rua; diminuição de 84,68% nos roubos de veículos; e redução de 84,65% nos roubos a comércios, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Os números foram apresentados pelo especialista internacional em segurança cidadã Alberto Kopittke, diretor executivo do Instituto Cidade Segura, que realiza a consultoria técnica do projeto.

Em sua apresentação, o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, destacou várias iniciativas da gestão que contribuíram para o fortalecimento da política de segurança na cidade, como a criação do Cisp e da Cidade da Ordem Pública, a reestruturação da Guarda Municipal e as parcerias com as polícias.

“O prefeito vem com uma visão de que o indivíduo não é federal, não é estadual, não é municipal. Ele é cidadão e ele precisa ter segurança pública de qualidade. Com essa nova visão, eu tive o prazer de ser convidado para fazer parte desse processo de transformação, porque é disso que se trata, um processo de transformação da forma com que as questões de segurança pública são abordadas, porque não existe solução fácil para a questão de segurança pública. Não existe bala de prata. Existe integração, muito trabalho, prevenção, ações de ordenamento urbano, tecnologia e inteligência. Isso é que faz a diferença na nossa cidade”, afirma Chagas.

Outros destaques do primeiro ciclo do Pacto são o aumento do efetivo da Guarda Municipal, que subiu de 300 para 710 agentes; a implantação do sistema de monitoramento do Cisp, com 522 dispositivos, cercamento eletrônico e portais de segurança pública em todas as entradas de Niterói; e a criação de parcerias com as polícias Militar, Civil, Rodoviária e Federal.

O secretário do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança da Prefeitura de Niterói, Felipe Ordacgy, falou sobre o aumento de violência em muitos estados e municípios, que apresentam soluções simples para problemas complexos, mas sem eficácia. Ele lembrou que o Pacto Niterói contra a Violência é justamente o contrário disso.

“Foi uma escolha lá atrás capitaneada pelo prefeito Rodrigo Neves de escolher o caminho mais difícil, mais longo, demorado, mas que tem eficácia, funciona e tem êxito. Tudo começa com a criação, em 2013, já sendo uma das bases do Pacto. O Gabinete de Gestão Integrada Municipal não só como um gabinete, como um setor, mas já representando um pensamento de vanguarda de política de segurança pública baseado na integração. O Gabinete de Gestão Integrada Municipal é justamente responsável por fazer essa interface entre as forças de segurança pública federais e estaduais com o município, a Guarda Municipal. É justamente essa ação conjunta que trouxe os resultados excepcionais para Niterói”, disse Ordacgy.

Novo Pacto – As plenárias serão organizadas por regiões: Norte, Sul, Centro, Região Oceânica e Pendotiba, e contarão com reuniões temáticas sobre Juventude, Urbanismo Social, Tecnologia, Policiamento e Mediação de Conflitos.

A coordenadora executiva do Pacto, professora Maria das Graças Silva Raphael, reforça que a participação popular é essencial para tornar Niterói mais segura, justa e humana.

“Dentro do Pacto Niterói Contra Violência, destacamos iniciativas como a Escola da Família, que protege a vida desde a concepção, e a Escola da Paz, com uma filosofia voltada à cultura da paz, presentes nas redes municipal, estadual, federal e privada. Nossos programas como o Espaço do Contraturno Escolar, o Espaço Nova Geração e o projeto Eco-social foram implantados ao longo de sete anos para fortalecer a vida por meio da educação. Cada ação tem impacto direto nos territórios, como na comunidade da Viradouro, que recebeu intervenções urbanísticas, com melhorias como quadras, campos, plataformas digitais e maior integração social. Essa transformação contou com a participação ativa da sociedade civil, 18 ações integradas e o trabalho conjunto de 13 secretarias”, frisa Graça.

Cronograma das Audiências Públicas

12/08 – Lançamento do processo de construção do Parto Il
Local: Auditório do Caminho Niemeyer

14/08 – Primeira reunião do GT PNCV 2025/2030
Local Auditório 9° andar – Prefeitura

14/08 – Audiência Regional 1 – Região Norte
Local: Quadra do Horto do Fonseca

27/08- Reunião das Forças de Segurança
Local: Auditório SEOP

27/08 – Audiência Especialista Segurança
Local: Solar do Jambeiro

28/08 – Audiência Regional 2 Pratas da Bala
Local: Auditório Fundação Municipal de Educação

09/09 – Audiência Empresários
Local: Restaurante Côco Bambu

10/09 – Audiência Mulheres
Local: Auditório 9° andar da Prefeitura

10/09 – Audiência Primeira Infância
Local: Auditório do 9° andar da Prefeitura

11/09 – Audiência Regional 3 – Região Oceânica
Local: Escola Municipal Portugal Neves

23/09 – Audiência Educação
Local: Centro de Formação Barreto – Rua Benjamin Constant, 562

23/09 – Audiência Religiosos
Local: Auditório Fundação Municipal de Educação

24/09 – Audiência Juventude
Local: Auditório 9° andar da Prefeitura

25/09 – Audiência Regional 4- Pendotiba
Local: Colégio Estadual Leopoldo Froes

07/10 – Lançamento do Pacto
Local: Teatro Municipal

Apresentação dos Resultados Pesquisa de Vitimização
Local:  Gabinete do Prefeito ou Auditório do 9° andar

Foto: Evelen Gouvêa

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support