Alunos do Colégio Universitário Geraldo Reis (UFF) visitam viveiro de mudas da Clin

Cerca de 15 crianças entre três e seis anos do Colégio Universitário Geraldo Reis, da Universidade Federal Fluminense (UFF), visitaram nesta sexta-feira (22) o viveiro de mudas da Clin. Eles conheceram de perto algumas das mais de 170 mil mudas, sendo aproximadamente 305 espécies da Mata Atlântica.

O viveiro coleciona espécies como pau-brasil, babosa branca, aroeira, angico-vermelho, figueira da pedra, além de mudas de ipê-branco e roxo, açaí, jabuticaba, pitanga, entre outras espécies frutíferas. Os alunos, acompanhados pelos educadores, fizeram a visita guiada, orientados por funcionários da Divisão de Educação Ambiental da Clin (DIEA), sob coordenação do engenheiro florestal Luiz Vicente.

Eles aprenderam sobre o cultivo de plantas medicinais como capim limão, erva cidreira e boldo, que servem para fazer chá, e também conheceram o berçário, onde as mudas ficam até os três meses. Quando elas atingem cerca de 20 centímetros, vão para outro local, pegam sol e se preparam para servir de base para o reflorestamento. Os estudantes viram também as abelhas indígenas sem ferrão, que foram levadas ao local pelo meliponário Marcelo Campos, a fim de dar apoio ao plantio, contribuindo para polinização da área.

A aluna Bárbara Medeiros, de cinco anos, ficou encantada com o passeio. “Adorei ver os peixinhos e as plantas. É a primeira vez que venho”, disse Bárbara.Levi Fernandes, de quatro anos, mostrou a semente de paineira rosa que pretende plantar. “Gostei muito dessas sementes. As plantas são bonitas, como a roxinha. Também gostei das abelhas que não têm ferrão”, afirmou Levi.

A professora de educação infantil do colégio universitário Adriana Santos da Mata explicou que a visita ao viveiro vai acrescentar muito à dinâmica do aprendizado dos alunos. “Estamos trabalhando com o projeto chamado ‘Cuidados’ e vimos nesse espaço uma oportunidade de demonstrar a questão do cuidado da natureza. A Clin trabalha com a questão da natureza, o que é muito importante. Trazer as crianças para conhecer esse programa é muito relevante”, reforçou a professora.

Foto: João Pedro Torres

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support