Secretaria de Urbanismo

Secretario de Urbanismo
Secretario
Carlos Krykhtin

Endereço: Rua Visconde de Sepetiba, 987
12º andar – Centro – Niterói – RJ

Telefone: 21 3962-4100 Ramal 300

Horário: Segunda a sexta, de 9h às 18h

Email: uga.secretaria@smu.niteroi.rj.gov.br

Website: urbanismo.niteroi.rj.gov.br

QUEM SOMOS

Nossa missão é desenvolver, acompanhar e aprimorar a legislação relacionada à Política Urbana, ao Parcelamento, ao Uso e Ocupação do Solo e às Operações Urbanas. Nesse contexto, a Secretaria formula ações que propiciem o posicionamento do município em questões relacionadas ao seu desenvolvimento urbano, incluindo as que decorrem de sua inserção em planos nacionais, regionais, estaduais e metropolitanos.

A Secretaria também coordena o desenvolvimento de projetos urbanos, interagindo com os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, com outras esferas de governo e com a sociedade civil. Além disso, nossa visão é desenvolver mecanismos e modelos mais adequados para a viabilização e implementação de projetos, com base nos instrumentos de política urbana, explorando as parcerias com a iniciativa privada e com outras esferas de governo, garantindo assim a qualidade de vida para a cidade e para os cidadãos.

NOSSOS SERVIÇOS

Secretaria Municipal de Urbanismo

o Estabelecer as diretrizes da Política Urbana Municipal; planejar, coordenar e promover as atividades relativas ao desenvolvimento físico-territorial e ao licenciamento do parcelamento da terra e de obras em terrenos particulares e públicos; planejar e coordenar o desenvolvimento de planos, programas, projetos e ações relativos a urbanismo/meio ambiente e da economia da cidade e seu ambiente de negócios; licenciar as atividades sujeitas ao controle do Município; viabilizar a formação de parcerias entre o Município, os setores público e privado e demais entidades relacionadas à temática da pasta; editar ou auxiliar na edição de normas legais ou regulamentares para o licenciamento e regulação de atividades sujeitas ao controle urbano do Município; Organizar informações territoriais do desenvolvimento urbano da cidade; editar ou auxiliar na edição de normas legais ou regulamentares com potencial impacto para a economia da cidade acompanhar as propostas legislativas de interesse da Pasta; coordenar a implantação, revisão, acompanhamento e avaliação do Plano Diretor e das demais Leis urbanísticas; elaborar, apreciar, analisar e encaminhar propostas de legislação urbanística, edilícia e ambiental, inclusive dos instrumentos implementadores da política urbana, previstos nesta Lei.

Subsecretaria de Gestão

o Assessorar o Titular da Pasta na direção, coordenação e gestão estratégica do órgão; participar da formulação das políticas e diretrizes da Secretaria, em articulação com os demais órgãos; coordenar as Subsecretarias no planejamento de projetos estratégicos do órgão, no estabelecimento de metas e indicadores e na avaliação de programas e projetos; promover integração institucional viabilizando demandas estratégicas da Secretaria; cuidar do relacionamento institucional da Secretaria com órgãos internos e externos; prestar toda a assessoria necessária ao despacho do expediente do Secretário; pronunciar-se nos expedientes encaminhados à decisão superior; zelar pelo cumprimento de prazos e assessoramento imediato ao Titular, nas atividades internas, com o público em geral e com outros Órgãos; coordenar as atividades relativas a Recursos Humanos, Infraestrutura e Logística, Licitações e Aquisições, Documentação, Análise e Controle de Despesas, Contratos e Convênios, no âmbito da Secretaria, de acordo com as orientações dos respectivos Sistemas Municipais e órgãos de controle.

Subsecretaria de Planejamento Urbano

o Assessorar o Titular da pasta no estabelecimento das diretrizes da Política Urbana do Município; planejar, coordenar e promover as atividades relativas ao desenvolvimento físico-territorial e da regulamentação do parcelamento da terra e dos parâmetros edilícios para obras em terrenos particulares e públicos; formular políticas, planos e instrumentos para planejar e regular o desenvolvimento urbano e orientar o ordenamento territorial do Município; orientar os investimentos públicos e os incentivos as atividades econômicas em sua área de competência; desenvolver iniciativas de Acompanhamento, avaliação e aprimoramento contínuos da legislação relativa ao planejamento e desenvolvimento urbano, inclusive as relativas ao Plano Diretor, aos Planos Locais, ao Parcelamento da Terra, ao Uso e Ocupação do Solo, às Operações Urbanas e demais instrumentos urbanísticos; monitorar o planejamento e os projetos estratégicos da Subsecretaria; coordenar o planejamento sustentável do solo urbano municipal; avaliar a constituição de consórcios públicos, para as políticas setoriais, dentro da sua área de atuação; participar da elaboração e da formulação das políticas e diretrizes da Secretaria, em articulação com os demais órgãos; zelar pela integração e interlocução entre os programas e projetos urbanísticos, ambientais, econômicos, habitacionais e de infraestrutura; monitorar, avaliar e acompanhar o Plano Diretor de Niterói.

Subsecretaria de Licenciamento e Fiscalização Urbana

o Participar da elaboração e da formulação das políticas e diretrizes da Secretaria, em articulação com os demais órgãos; gerir informações para atendimento aos questionamentos relativos à sua área de atuação; zelar pela integração e interlocução entre os programas e projetos urbanísticos, habitacionais e de infraestrutura; coordenar e promover as atividades relativas ao licenciamento do parcelamento da terra e de obras em terrenos particulares e públicos; monitorar o cumprimento das metas estabelecidas para a Subsecretaria; licenciamento da publicidade urbana de mobiliários; fiscalizar as obras em terrenos particulares e públicos, bem como o uso do solo.

Subsecretaria de Transformação Digital e Modernização de Processos

o Responsável por mapear, documentar e otimizar os processos internos, identificando melhorias alinhadas aos objetivos da Pasta; monitorar e analisar os indicadores de desempenho, assegurando o cumprimento dos prazos estabelecidos; elaborar relatórios sobre a eficiência dos processos, promovendo articulação com as demais áreas; identificar oportunidades de automação de processos por meio de ferramentas tecnológicas, com o objetivo de reduzir erros e otimizar o tempo de análise; coordenar a adoção e integração de sistemas digitais já utilizados pela Prefeitura para o mapeamento e análise espacial de dados urbanos; implementar novas soluções tecnológicas para aprimorar a coleta e análise de dados, com foco na implementação de políticas públicas da Pasta; orientar e gerenciar APIs para consolidar dados de diferentes fontes municipais, promovendo a integração das ferramentas utilizadas; assessorar o titular da Pasta na implementação de programas e sistemas; estabelecer diretrizes para a formulação de planos anuais de tecnologia e segurança da informação no âmbito da Secretaria; definir padrões de qualidade para a interação eletrônica com o cidadão, visando garantir eficiência; estabelecer níveis de serviço para a prestação de serviços eletrônicos; racionalizar gastos e reduzir a burocracia, promovendo a automação de processos e a diminuição do uso de papel.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support